Vendas B2B. Sua empresa pode aproveitar a Black Friday?

Quem nunca se empolgou com as ofertas da Black Friday que atire o primeiro desconto. A data, importada dos EUA, fez sucesso por aqui e já é garantia de aumento das vendas no final de novembro.

A Black Friday dá início às datas comemorativas de fim de ano, logo seguida pelo Natal e pelo Ano Novo, além dos saldões do começo do ano.

E quando pensamos na Black Friday, notamos o quanto sua participação tem aumentado a cada ano e vem trazendo um retorno favorável aos comerciantes.

Mas, e se o seu negócio não for varejo?

Será que existe uma Black Friday equivalente para as empresas B2B? Será que é possível impactar empresas da mesma forma que a Black Friday atinge os consumidores?

 

Podemos dizer que a resposta unânime é SIM!

É possível gerar o mesmo engajamento que é visto no varejo para o público empresarial, mesmo sem o burburinho que é causado para o consumidor final.

Definitivamente você não verá vídeos de empresários correndo em uma loja, se acotovelando para pegar produtos, mas se a sua empresa tiver uma estratégia correta, poderá fechar contratos e renovar parcerias com o impacto equivalente.

Então, leia abaixo algumas estratégias que você pode adotar e assim conseguir fechar mais vendas com outras empresas!

O elemento surpresa!

O melhor fator para o aumento de vendas é justamente que poucos estão esperando que a sua empresa participe da Black Friday no B2B. E se ela for apenas B2B, a surpresa é ainda maior.

>>Leia também: 5 vantagens de participar da Black Friday

Então, aproveite a “estratégia do inesperado” e divulgue para seus clientes, prospects e quem ainda não teve contato com o seu negócio.

Agora, cuidado! O relacionamento entre empresas é diferente do relacionamento entre empresa e consumidor final.

Então é preciso um nível mais profundo de personalização e cuidado com os diferentes tipos de clientes.

Desenhe uma estratégia diferente para parceiros mais antigos e fiéis, outra para clientes cujo contrato esteja perto de encerrar ou não compram da sua empresa há algum tempo e defina outra para os que estão ainda na prospecção.

Benefícios diferenciados

Sabemos o quanto é mais difícil dar descontos e ofertar preços menores dos que já são praticados quando a área de atuação é o B2B.

Mas isso não quer dizer que a sua empresa não possa realizar ofertas que causem o mesmo impacto que a Black Friday no varejo.

O que você pode oferecer está justamente no “a mais” que, usualmente, outras empresas precisariam pagar para usar ou para ter como serviço.

Se não conseguir ofertar descontos ou preços mais baixos, ofereça um prazo maior de contrato pelo mesmo preço, uma consultoria gratuita com um especialista de sua equipe, um treinamento com desconto ou qualquer outro diferencial que sua empresa possa oferecer.

Force seus clientes a agirem rápido!

Ninguém gosta de perder uma oportunidade. Ainda mais a vantagem de comprar (ou contratar) algo, pagando menos.

Com o B2B também é assim. Só a menção do termo Black Friday já sugere um comportamento de urgência de que algo muito tentador irá aparecer.

Aproveita a “fisgada” de atenção do seu consumidor e gere uma sensação de escassez para ele. Crie estratégias como:

  • Condições diferenciadas para clientes
  • Descontos exclusivos para os 10 primeiros
  • Oferta válida por apenas 24 horas
  • Poucas unidades disponíveis / poucas vagas disponíveis

Lembre-se que sua comunicação deve estar alinhada com a oferta e precisa corresponder às expectativas do consumidor B2B.

Quebre o padrão de comunicação

Quase toda empresa que costuma realizar prospecção recorrente, tem uma lista de possíveis clientes que, apesar dos esforços, não converteram em vendas.

O que acontece é que, muitas vezes, esses clientes já querem fechar a compra, mas se sentem inseguros ou precisam daquele “empurrãozinho”.

A Black Friday é o momento perfeito para conseguir virar a mesa com esses contatos que estão só esperando uma oportunidade.

Quebrando isso em ações mais práticas, podemos falar com segurança em quebrar o padrão da comunicação com esses contatos.

Se eles já recebem e-mails da sua empresa com conteúdo, ofertas e novidades, envie algo que seja diferente do que eles já estão acostumados a consumir.

Agora, é importante acompanhar esses resultados para que sua mensagem seja realmente recebida.

Seu contato não leu o e-mail?

Que tal tentar uma mensagem pelo WhatsApp ou em último caso, um telefonema para apresentar suas ofertas de Black Friday?

Black Friday para o B2B pode ser tão eficaz quanto para o B2C

Aproveitar a Black Friday dá a oportunidade para todo tipo de negócio, seja ele B2C ou B2B, basta criar estratégias voltadas para a área de atuação do seu negócio e respeitar a jornada que cada consumidor atravessa.

Fechar parcerias com outras empresas para tornar a sua oferta mais atrativa já é um caminho utilizado por algumas empresas.

Lembre-se que essa é uma oportunidade excelente para aumentar as vendas e fidelizar sua clientela para estender contratos ou até dar um upgrade nas relações com clientes.

Vendas B2B são mais pragmáticas que as vendas para o consumidor final, e dessa forma, sua empresa precisa estar preparada para enfrentar qualquer adversidade, seja na forma de proteção de CNPJ, na captação de novos clientes e até na diminuição do risco na hora de ofertar crédito.

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