Omnivarejo: um guia para transformar o seu negócio

Você já ouviu falar em omnivarejo ou omnichannel?

Esse conceito está revolucionando o mercado e pode ser a chave para transformar o seu negócio.

Mas como aplicar o omnivarejo no seu dia a dia e aproveitar ao máximo essa tendência?

Neste artigo, vamos explorar como você pode se preparar para o futuro do varejo.

No final, temos uma novidade sobre um grande evento que está por vir abordando esse assunto.

Imagem de uma mulher se comunicando digitalmente por um tablet.
Legenda: O omnivarejo presente na comunicação digital.

O que é omnivarejo?

Você já parou para pensar em como a tecnologia mudou a forma como fazemos compras?

Hoje, não dependemos mais apenas de lojas físicas. Podemos comprar on-line, via aplicativo, redes sociais e até por telefone. Essa integração é o que chamamos de omnivarejo.

Imagine um maestro regendo uma orquestra, em que cada instrumento é uma plataforma de venda diferente, todas tocando em perfeita harmonia para criar uma experiência incrível para o cliente.

O omnivarejo é essa estratégia que integra todos os canais de venda e comunicação de uma empresa, proporcionando uma experiência de compra uniforme e conectada, independentemente do canal escolhido pelo cliente.

Seja no e-commerce, seja na loja física, seja no aplicativo móvel, seja nas redes sociais, o cliente deve encontrar a mesma qualidade de atendimento e disponibilidade de produtos.

No centro do omnivarejo está a experiência do cliente. As empresas que melhoram a experiência de compra em todos os pontos de contato são as que mais se destacam.

Personalização, conveniência e consistência são os pilares para conquistar e fidelizar clientes.

Benefícios do omnivarejo

Adotar uma estratégia de omnivarejo pode trazer inúmeros benefícios:

1. Melhor experiência do cliente: o cliente pode começar a comprar on-line e finalizar na loja física, ou vice-versa, de maneira fluida e sem complicações.

2. Maior alcance de mercado: estar presente em múltiplos canais aumenta a visibilidade e a acessibilidade do seu negócio.

3. Aumento nas vendas: facilitar o processo de compra em diferentes plataformas tende a aumentar a conversão e, consequentemente, as vendas.

4. Fidelização do cliente: uma experiência de compra integrada e satisfatória faz com que os clientes voltem a comprar com mais frequência.

Ferramentas essenciais para omnivarejo

Para uma estratégia de omnivarejo bem-sucedida, algumas ferramentas são indispensáveis:

1. CRM: ajuda a gerenciar o relacionamento com o cliente, centralizando informações e histórico de interações.

2. ERP: integra processos de negócio como vendas, estoque, finanças e logística em uma única plataforma. Conheça a solução +Leve, sistema de gestão empresarial da Fortes Innovaro, faz parte do Clube de Benefícios da CDL de Fortaleza.

3. Plataformas de e-commerce: escolha uma plataforma que permita integração fácil com outros canais e que ofereça uma boa experiência de usuário.

4. Ferramentas de marketing digital: utilize ferramentas que permitam a automação e a personalização das campanhas em diferentes canais. Confira o Angezia MKT, solução de marketing digital e Inteligência Artificial, que faz parte do Clube de Benefícios da CDL de Fortaleza.

Desafios do omnivarejo

Embora os benefícios sejam muitos, o omnivarejo também apresenta alguns desafios:

1. Integração de sistemas: garantir que todas as plataformas se comuniquem de forma eficiente pode ser complexo e custoso.

2. Gestão de estoque: manter um controle de estoque preciso em todos os canais é essencial para evitar rupturas e excessos.

3. Experiência uniforme: treinar a equipe e padronizar processos para garantir que o cliente tenha a mesma experiência em qualquer canal.

Estudos de caso de sucesso

Diversas empresas têm se destacado na implementação do omnivarejo. Confira alguns exemplos:

1. Magazine Luiza: a rede brasileira integrou suas lojas físicas, site, aplicativo e redes sociais, oferecendo uma experiência de compra seamless aos clientes.

2. Starbucks: a empresa americana utiliza seu aplicativo para permitir que os clientes façam pedidos antecipadamente e acumulem pontos de fidelidade, integrando a experiência on-line e off-line.

3. Amazon: com sua estratégia de lojas físicas e on-line, a Amazon oferece conveniência e rapidez, permitindo que os clientes escolham onde e como querem comprar.

Tendências para transformar o seu negócio com o omnivarejo

O omnivarejo está em constante evolução. Algumas tendências que estão moldando o futuro incluem:

1. Inteligência Artificial: a IA está sendo utilizada para personalizar a experiência de compra e melhorar a gestão de estoque.

2. Realidade Aumentada: ferramentas de RA permitem que os clientes experimentem produtos virtualmente antes de comprar.

3. Pagamentos digitais: métodos de pagamento inovadores, como carteiras digitais e criptomoedas, estão facilitando o processo de compra.

O omnivarejo é uma realidade que veio para ficar. Transformar seu negócio com essa estratégia pode parecer um desafio, mas os benefícios são incontestáveis. Desde a melhoria na experiência do cliente até o aumento nas vendas, investir no omnivarejo é investir no futuro do seu negócio.

E, para se aprofundar ainda mais nesse universo, a convenção nacional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é uma boa pedida. Confira mais a seguir.

Prepare-se para a convenção nacional da CNDL

A CNDL está organizando a convenção nacional com o tema “Transforme Seu Negócio no Universo do Omnivarejo”.  Esse evento é uma oportunidade imperdível para aprender mais sobre as estratégias de omnivarejo e sobre como aplicá-las no seu negócio.

Quando e onde?

• Período: 18 a 22 de setembro de 2024.
  • Local: Expocentro (Balneário Camboriú – Santa Catarina).

Como se inscrever? Para mais informações e inscrições, visite o site oficial do evento: omnivarejo2024.com.br.

Confira também: