5 livros que todo empreendedor deve ter na cabeceira

Antes de começar este texto, precisamos ser bem claros quando falamos do empreendedor e sobre o que é empreender.

Hoje, muito é falado sobre montar um negócio, ter ideias criativas e ser inovador e ousado. Tudo bem, tudo isso é realmente verdadeiro e benéfico.

O porém é que esse cenário parece ser sempre associado a jovens diferentões que trabalham com tecnologia.

E por que é importante falar sobre isso?

Porque é mais fácil encontrar um empreendedor na esquina de casa do que nas grandes revistas de negócio. Você mesmo pode ser um empreendedor, por exemplo.

Da moça que abriu uma loja de roupas ao casal que decidiu que um pet shop é a área ideal para eles, o empreendedor está em cada pessoa que quer fazer da sua ideia um negócio rentável.

A questão é que começar um negócio não é uma tarefa simples e estar o mais preparado possível pode fazer a diferença no sucesso da sua empresa.

Com isso em mente, separamos 5 livros que todo empreendedor deve ter na cabeceira da cama. Acompanhe!

1 – Mindset. A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck

O primeiro livro é sobre psicologia. Mas, o que um livro de psicologia poderia me ajudar nos negócios?

Simples.

A autora Carol S. Dweck é psicóloga e pesquisadora de uma das mais importantes universidades: Stanford. Ela realizou uma profunda pesquisa sobre o modo como você encara a vida pode ter relação direta com o seu sucesso ou fracasso.

Nesse livro ela apresenta o conceito de mindset e como ele é responsável pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A autora afirma que o mindset pode ser definido como a atitude mental que pode influenciar positivamente qualquer indivíduo, quando bem controlado, claro.

Ela afirma também que há dois tipos de mentalidades, uma fixa e uma progressiva e que ninguém é totalmente otimisa e nem totalmente pessimista.

Por que você deveria ler.

Ter uma excelente ideia de negócio é o primeiro passo para empreender, mas não é o que garante que ele saia do papel.

Para que a sua ideia possa ganhar forma, é preciso estar preparado e ter o seu mindset trabalhado para enfrentar os desafios de empreender e não desistir no primeiro obstáculo.

2 – O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Depois de ter preparado o seu mindset, agora você precisa criar hábitos que possam te ajudar a ser mais produtivo, gastar menos energia em coisas desnecessárias e ter foco no que realmente importa.

Para isso, o Charles Duhigg escreveu o livro favorito de 10 entre 10 empreendedores, O Poder do Hábito.

No livro, o autor decifra como os hábitos acontecem e a importância de entendê-los para conseguir mudá-los.

Para isso, ele usa de um exemplo dele mesmo, no qual afirma que precisava parar com o hábito de comer cookies nos intervalos do trabalho.

Após observar o porquê dele fazer isso, chegou a conclusão de que o que ele realmente queria mesmo era socializar. Essa necessidade acontecia em forma de desejo em ir à cafeteria para comprar cookies.

Por que você deveria ler.

 “Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforços” Charles Duhigg.

Alguns hábitos comuns podem parecer inofensivos, porém, podem levar as pessoas a entrarem no modo automático, levando a uma série de costumes nocivos como a procrastinação.

Ter um negócio significa estar por dentro de tudo o que acontece dentro dele e poder tomar decisões acertadas e eficazes. Portanto, criar hábitos que favoreçam o seu papel como empreendedor, pode ajudar diretamente o seu negócio a prosperar.

3 – De Onde as Ideias Vêm – Steven Johnson

Com certeza, em algum momento, você já ouviu a história de um grande empresário que, do nada, teve uma ideia de 1 milhão de dólares e, a partir disso, construiu um império multimilionário.

Essa história é bastante comum e vendida de forma bastante romantizada. O que o autor de De Onde as Ideias Vêm, Steven Johnson, explica é algo que a princípio é bastante comum, mas difícil de ser explicado, que é como temos as ideias que temos.

Steven Johnson leva o leitor a pensar no processo de construção de ideias, sem verdades absolutas, mas sim, refletindo o processo em que elas acontecem.

Ele mostra, com exemplos, 7 etapas para a construção de boas ideias:

  • O possível adjacente;
  • Redes líquidas;
  • A intuição lenta;
  • Serendipidade;
  • Erro;
  • Exaptação;
  • Plataformas

Por que você deveria ler.

Ideias são excelentes. São elas que movimentam a roda da inovação e fazem surgir plataformas, produtos e serviços que beneficiam o cotidiano.

O que você pode aprender lendo De Onde as Ideias Vêm é a identificar o seu próprio processo de formação de boas ideias e como torná-las algo concreto, ou seja, em negócios.

4 – Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

Daniel afirma que as emoções e intuições são tão importantes ou até mais importantes que apenas análises gráficas e números.

Talvez você nem concorde com ele, mas o fato é que Daniel Kahneman escreveu Rápido e Devagar após 20 anos de pesquisa, o que rendeu a ele o prêmio Nobel de Economia.

Isso já é motivo suficiente para dar bastante atenção ao que ele tem a dizer. Mas, mais do que isso, o autor mostra análises da influência do pensamento e aspectos psicológicos nas decisões profissionais.

Por que você deveria ler.

Diferentemente do que se pensa, tocar um negócio não é apenas ler números, criar planilhas e contar dinheiro.

É preciso tomar decisões que não só afetam o empreendedor como afetam todas as pessoas ligadas à sua empresa. Você pode se beneficiar das técnicas apresentadas no livro e aprender a tomar decisões cada vez mais acertadas.

5 – O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas – Ben Horowitz

Empreender é sobre sonhos, sobre realização. Isso não podemos negar. Porém, é também sobre negócios e negócios não são fáceis. Até aqui você já sabe.

É sobre esse assunto que Ben Horowitz fala nesse livro. Com uma linguagem bem-humorada, ele vai te “preparar” a enfrentar momentos desafiadores que todo empreendedor encontra em algum momento.

Talvez um dos livros mais importantes, ele trata de situações que, muitas vezes, não são previstas por mais que se planeje.

Por que você deveria ler.

Ter o negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros, mas, por falta de conhecimentos e despreparo, muitas empresas acabam antes mesmo de conseguirem fazer suas ideias ganharem o mundo.

Claro, nem sempre dá pra acertar de primeira e aprender a prever ou, pelo menos, como lidar com desafios pode ser o fator decisivo do sucesso do seu negócio.

E aí, faltou algum livro? Conta pra gente qual livro que você considera essencial para quem quer ter sucesso no empreendedorismo?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *