Análise de crédito. Como diminuir a inadimplência na sua loja

Você sabe como funciona a análise de crédito? Sabe os motivos dela ser tão importante para a sua loja?

É muito comum consumidores comprarem produtos e não conseguirem honrar com os compromissos, seja por falta de planejamento financeiro, diminuição da renda ou imprevistos que comprometem o pagamento.

Só para se ter uma ideia, segundo dados do SPC Brasil, são mais de 60 milhões de brasileiros que se encontram negativados de alguma forma, ou seja, que não conseguiram arcar com seus compromissos financeiros.

Para o consumidor, estar inadimplente é prejudicial, pois o acesso ao crédito fica limitado e seu poder de compra cai drasticamente e, para o lojista, a inadimplência influencia diretamente no financeiro, muitas vezes colocando em risco o próprio negócio.

Empresas pequenas são as que mais sofrem, pois costumam não ter setores tão bem estabelecidos como os das grandes empresas e grandes equipes. Para elas, a inadimplência pesa bastante e faz muitas empresas recorrerem a ações emergenciais.

Porém, há estratégias simples, como a análise de crédito, que podem ajudar negócios a diminuírem os índices de inadimplência. Confira!

Conhecendo a fundo o seu consumidor

A primeira ação a ser feita é mapear tudo o que se sabe sobre seus clientes, principalmente os que são mais fiéis.

Dessa forma, você descobre a faixa em que a sua empresa mais atua, onde tem mais apelo, e, dessa forma, consegue dirigir os esforços para os clientes em potencial.

Informação nunca é demais, e com todo o raio-x do seu cliente, gasta-se menos dinheiro e corre-se menos riscos na hora de conceder crédito.

Análise de crédito

Não tem muito segredo em uma análise de crédito. É simples. É analisar o perfil do consumidor que solicita crédito para a compra de um produto.

A análise de crédito está presente em qualquer operação de crédito. Os responsáveis por essa análise são os birôs de crédito, como o SPC.

Essa análise leva em conta diversas características dos consumidores e como é o seu comportamento financeiro.

Dessa forma, são vistos hábitos como o pagamento em dia, saldos devedores, bem como informações básicas como endereço, CPF, renda e outras informações pessoais.

Todas essas informações resultam num percentual que indica se o seu perfil é mais ou menos suscetível a honrar o pagamento de um crédito.

Com essa informação em mãos, o lojista pode decidir com mais clareza se concede o crédito ou não para o cliente.

Muitas pessoas ainda acreditam que são os birôs como o SPC que impedem as lojas de concederem o crédito, mas eles entregam apenas as informações como o score, e a loja decide se concede ou não.

Algumas lojas já definem normas para definir quem pode e quem não pode estar apto ao crédito. O que nos leva ao próximo tópico.

Crie e mantenha uma política de crédito

Uma das ações que ajudam a manter a boa saúde financeira é ter uma política bem estabelecida em relação à concessão de crédito.

Se a sua loja trabalha com crediário próprio, seja por cartão ou carnê, existe uma vantagem em determinar seus próprios juros e condições de pagamento para seus clientes.

Com normas específicas em relação a isso, o risco diminui e a confiança do consumidor aumenta, podendo tornar a relação cliente-empresa cada vez mais forte.

A análise de crédito é um dos mais importantes serviços para o varejo. Torna a sua loja mais segura, as vendas mais sólidas e deixa a saúde financeira do seu negócio mais forte.

Além dessas vantagens, o SPC Brasil oferece diversos produtos que auxiliam o lojista a criar estratégias cada vez mais acertadas para aumentar as vendas, fidelizar clientes e fazer o negócio evoluir.

Se essa é uma das soluções que a sua empresa busca, o seu próximo passo é bastante simples: basta clicar no banner abaixo, preencher o formulário e conversar com um de nossos consultores especializados.