Compliance tributário. Por que a sua empresa precisa desse serviço.

Já ouviu falar de compliance tributário? Nem todo mundo conhece esse termo e alguns ainda são estranhos aos resultados que apresenta.

Compliance tributário é estar conforme com as regras internas e externas, as regulações do fisco. Ou seja, é sua empresa estar em dia com as obrigações tributárias.

Sabemos que são muitos impostos que incidem em cada parte de um negócio. Para quem já tem experiência, pode ser um labirinto; para quem está começando agora, pode ser desanimador.

O fato é que os tributos fiscais fazem parte do ambiente econômico e podem ser de ajuda para muitas empresas. A questão é que muitos empresários deixam para a última hora esse setor tão importante.

E ele não serve apenas para prestar contas ao fisco.

Ter um serviço de compliance tributário em uma empresa garante uma boa visibilidade no mercado, reforça a confiança de fornecedores e, para empresas que executam negócios internacionais, ajuda a conquistar clientes e investimentos.

Nesse momento de retomada da economia, com a reabertura do comércio, as empresas precisam ter uma saúde financeira robusta e isso inclui ter ações em relação ao fisco.

Vantagens do compliance tributário

Embora ainda pouco difundido nas empresas menores, o compliance já é praticado em grandes empresas, principalmente as multinacionais, e tem chamado a atenção para a prática, independentemente do tamanho da empresa.

A parte tributária costuma ser uma área sensível, pois são muitas as variáveis a serem levadas em conta, assim como as diferentes legislações municipais, estaduais e federais.

E sabemos que, com a quantidade de obrigações fiscais que são jogadas na mesa do empresário, todos os dias, fica difícil até para os mais entendidos acompanhar todos os detalhes.

Quando a empresa tem um compliance tributário, garante, além de uma conformidade em relação às leis, a prevenção de prejuízos e a perda de dinheiro.

Sabendo disso, é possível elencar algumas vantagens que o compliance tributário pode trazer para uma empresa:

• Mantém a empresa segura em auditorias fiscais;
  • Redução da carga tributária, cortando sobretaxas e cobranças indevidas;
  • Torna a empresa mais competitiva em relação a investimento e concorrência do mercado;
  • Redução de custos para a empresa.

Como implementar o compliance tributário na sua empresa?

Primeiro de tudo, compliance tributário é voltar as atenções para dentro da empresa e estar atento a fatores falhos ou que coloquem a empresa em risco.

Entender quais são os problemas e o tamanho de tudo ajuda na hora de planejar e definir estratégias para resolvê-los.

Após definir que frentes serão resolvidas, é preciso criar um plano de ação e aplicar as normas fiscais. É nesse momento que o conhecimento das legislações entra em ação e um bom profissional que possa dominar esse assunto se torne essencial.

Algumas das maiores dificuldades das empresas em relação aos tributos são justamente a organização e o cumprimento das obrigações nos prazos estipulados.

Algumas empresas cortam caminhos e contratam consultorias especializadas que resolvem esse problema e colocam a empresa em compliance.

Descubra como a sua empresa pode reduzir custos fiscais, ficar mais competitiva em relação à concorrência e protegida em relação a auditorias.

Clique no banner abaixo, converse com um de nossos consultores e veja qual é o melhor caminho para o seu negócio.