Clicky

A importância do posicionamento de marca: o case Melissa.

Você sabe qual a importância do posicionamento de marca e do marketing sensorial para uma marca?

Na 18ª edição do Cenários do Varejo 2024, Paulo Pedó, Diretor da Melissa e Diretor de Negócios Digitais da Grendene, abordou como assunto principal da sua palestra a importância do posicionamento de marca e como a marca Melissa trabalha a visão e o marketing  sensorial para o seu tipo público.

No artigo desta semana, separamos as principais informações dessa palestra para que você possa se inspirar, e, quem sabe, aplicar alguns insights no seu negócio. 

Leia a seguir!

Paulo Pedó, Diretor da Melissa e Diretor de Negócios Digitais da Grendene

Posicionamento de marca define a maneira como a marca se apresenta e se diferencia no mercado. 

É a promessa de valor que ela oferece aos seus clientes, o que a torna única e especial. Já o marketing sensorial busca criar uma experiência memorável para o consumidor, utilizando os cinco sentidos para despertar emoções e criar uma conexão profunda com a marca. Um exemplo de case de sucesso é a marca Melissa, a mais amada do mundo quando se fala em acessórios de moda. 

A importância da ligação entre os dois:

  • Fortalecimento da identidade da marca: o posicionamento de marca define a sua essência, enquanto o marketing sensorial a torna tangível e experienciável. Essa sinergia cria uma identidade única e memorável para a marca.
  • Diferenciação no mercado: em um mercado saturado, a combinação de um posicionamento de marca forte e uma estratégia de marketing sensorial bem elaborada permite que a marca se destaque da concorrência.
  • Experiência do cliente: o marketing sensorial cria uma experiência multissensorial que envolve e encanta o cliente, tornando a marca mais relevante e desejável.

Fidelização de clientes: a experiência sensorial positiva cria uma conexão emocional com o cliente, aumentando a fidelização e a probabilidade de recompra.

O marketing sensorial no futuro:

  • Personalização: a tecnologia permitirá que as marcas personalizem a experiência sensorial para cada cliente, tornando-a ainda mais relevante e envolvente.
  • Realidade virtual e aumentada: essas tecnologias serão utilizadas para criar experiências sensoriais imersivas e interativas.
  • Inteligência artificial: a IA será utilizada para analisar o comportamento do consumidor e oferecer experiências sensoriais mais personalizadas e eficazes.

Brandlovers + Melissa

Em um mundo saturado de marcas, a conquista de corações e mentes se tornou a chave para o sucesso. E nesse cenário, os Brandlovers assumem o papel de protagonistas, impulsionando o posicionamento de marca a novos patamares. Nesse contexto, a Melissa assume como visão principal “ser a marca mais amada do mundo quando se fala em acessórios de moda.’’

A Melissa é um exemplo notável de como o Brandlovers pode ser fundamental para a conquista de clientes e o posicionamento de marca. 

Através de estratégias cuidadosamente elaborada, a marca conquistou e continua conquistando uma legião de fãs fiéis e apaixonados, que a impulsionam a novos patamares de sucesso:

  • Design inovador e ousado
  • Conforto irresistível
  • Coleções exclusivas e limitadas
  • Presença digital estratégica
  • Parcerias com designers e ícones internacionais da arte como Tarsila do Amaral.

Intraempreendedorismo

A prática de estimular a atitude empreendedora dentro das empresas já estabelecidas.  Isso significa incentivar os funcionários a serem criativos, inovadores e proativos na busca de soluções para problemas e desafios do dia a dia.  

Alguns pontos que fortalecem o intraempreendedorismo na Melissa:

  • Cultura da inovação: a marca sempre foi reconhecida por sua busca constante por novidades, tanto em materiais quanto em design. Esse incentivo à inovação certamente se estende aos colaboradores.
  • Valorização da criatividade: colabora com artistas e designers renomados, demonstrando apreço pela criação. Isso pode inspirar os funcionários a também contribuírem com ideias criativas.
  • Comunidade engajada: possui uma forte comunidade de fãs apaixonados (brandlovers, citado acima). Essa conexão com o público permite que os funcionários tenham acesso a um valioso feedback e insights que podem gerar novas ideias.

Tônus Vital

O Tônus Vital é um conceito que se refere à energia vital de uma pessoa, disposição e entusiasmo pela vida, propósito, prazer e dimensão do sonho. 

Através disso, a Melissa também usa essa estratégia para promover sua marca conectando histórias e pessoas através da moda, arte & design. 

O posicionamento de marca pode criar uma marca forte, relevante e memorável, assim como a Melissa vem fazendo há anos com o seu público. A ligação entre os dois permite que as marcas se diferenciem no mercado e ofereçam uma experiência do cliente superior e o fidelizem.

Fontes: HubSpot | Sebrae

Confira também:
• Seja um Associado da CDL de Fortaleza
Instagram
Facebook
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *