Varejo no Brasil e perspectivas sobre e-commerce.

O varejo brasileiro se encontra em um momento de expansão acentuada, impulsionado principalmente pelo crescimento do e-commerce.

Segundo pesquisas feitas pelo site ecommerce brasil, em 2023, o faturamento do e-commerce chegou a R$ 349 bilhões, e a expectativa é que esse valor salte para R$ 557 bilhões até 2027, representando um aumento acumulado de 59,6% no período.

Na 18ª edição do Cenários do Varejo 2024, Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre, trouxe como assunto principal da sua palestra o varejo no Brasil e perspectivas sobre e-commerce, e é sobre isso que vamos falar no artigo desta semana.

Leia a seguir!

Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre, recebendo placa do presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante.
Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, e Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre.

Como o offline encontra o online

O varejo de hoje se caracteriza pela interconexão entre os canais de venda online e offline, criando uma experiência de compra omnichannel para o consumidor. Essa integração se torna cada vez mais importante para o sucesso das empresas, que precisam oferecer aos seus clientes uma jornada de compra fluida, personalizada e conveniente.

Como funciona as vendas atualmente: o consumidor viu algum produto no qual imediatamente se interessou e vai buscar mais informações no seu celular.

Segundo pesquisas feitas pelo Mercado Livre, para 87% das pessoas isso é uma realidade corriqueira.

• 63 % das pessoas imediatamente pesquisa sobre o produto; lê comentários e avaliações.
  • 54% compara preços em diferentes sites ou lojas online.
  • 44% pesquisa as especificações e recursos do produto.
  • 31% pesquisa as especificações e recursos do produto.

De acordo com Anna Araripe, “essa é a oportunidade perfeita para capturar a atenção do usuário para converter para sua marca”.

Estratégias para aceleração digital no Brasil:

A aceleração digital se tornou um imperativo para as empresas que desejam prosperar no cenário dinâmico e competitivo de hoje. Ela vai além da simples digitalização de processos, abrangendo a adoção estratégica de tecnologias inovadoras para otimizar operações, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento.

Veja algumas estratégias usadas pelo Mercado Livre:

• Omnichannel: a sincronização entre os canais de venda digitais e físicos está se tornando essencial para proporcionar uma experiência de compra completa e adaptada às necessidades de cada consumidor.
  • Retail Media: implementar campanhas publicitárias nas plataformas de e-commerce com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca, influenciar a decisão de compra e melhorar as taxas de conversão.
  • Marketplaces: venda seus produtos online através de plataformas que cobram uma porcentagem e cuidam da geração de tráfego para atrair potenciais clientes.
  • Personalização: utilização de dados para adaptar as ofertas e a experiência de compra de forma personalizada para cada cliente.
  • E-commerce próprio: desenvolvimento de uma loja online com a identidade visual e o design da marca, utilizando uma plataforma que ofereça recursos para gerenciamento de produtos, finalização de compras e integração com redes sociais.

Geração Z x Alphas

Tanto a Geração Z quanto a Alpha nasceram em um mundo permeado pela tecnologia. São nativos digitais, confortáveis com telas e capazes de aprender e se divertir online de forma intuitiva. As gerações mais novas são as que mais crescem no Mercado Livre porém muitas vezes os pais são intermediários no processo de compra.

Acesso à tecnologia:

• Geração Z: cresceu em uma época de popularização da internet banda larga e smartphones. Teve que se adaptar a interfaces e tecnologias que surgiam.
  • Geração Alpha: já nasceu em um mundo com internet ultrarrápida e telas por todos os lados. O mundo digital é um ambiente natural, sem a necessidade de grande adaptação.

Forma de consumo de conteúdo:

• Geração Z: prefere conteúdos mais longos, como vídeos do Youtube e artigos completos. Utiliza diversas redes sociais, buscando entretenimento e informação.
  • Geração Alpha: tem menor tempo de atenção e prefere conteúdos curtos e dinâmicos, como vídeos do TikTok e Instagram Reels. Ainda acessa redes sociais, mas interage de forma mais contida.

Ambas as gerações são nativas digitais, mas a Alpha apresenta uma relação ainda mais natural e intuitiva com a tecnologia.  Podemos esperar que a Alpha seja a geração da realidade virtual e aumentada, consumindo conteúdos cada vez mais dinâmicos e efêmeros.

Já a Geração Z, mais preocupada com privacidade, tende a buscar maneiras mais conscientes de se posicionar no mundo digital.  O que ambas as gerações têm em comum é a fluência no ambiente virtual, exigindo das empresas e educadores a criação de novas ferramentas e conteúdos adaptados à sua forma de interagir com o mundo.

O futuro do varejo no Brasil é promissor, com grandes oportunidades para as empresas que se adaptarem às novas tendências e oferecerem aos consumidores uma experiência de compra personalizada, conveniente e sustentável.

Ref: EcommerceBrasil

Confira também: