Tendências do varejo em 2024.

A cada ano, o segmento de varejo se reinventa e evolui.

As tendências do varejo para 2024 são um reflexo da mudança nos hábitos de consumo dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e buscam marcas que ofereçam uma experiência de compra personalizada, sustentável e tecnológica. E, com isso, a inteligência artificial, assim como pautas de ESG e inovação surgem entre as principais aliadas para as empresas.

Em 2024, o setor varejista se prepara para sofrer mudanças significativas.

Há poucos dias a NRF Retail Big Show, maior evento de varejo mundial, acabou, então já vamos adiantar algumas tendências do varejo para este ano em nosso artigo.

Boa leitura!

Tendências de varejo.

Tecnologia

A tecnologia está transformando a forma como os consumidores compram, com o uso de inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, e outros recursos.

A inteligência artificial pode ser aplicada para automatizar tarefas, melhorar a personalização e oferecer suporte ao cliente. A realidade virtual e a aumentada podem ser usadas para criar experiências de compra mais imersivas e envolventes.

Algumas das tecnologias que os varejistas podem adotar para melhorar a experiência de compra dos consumidores incluem:

• Automatizar tarefas, como o atendimento ao cliente e a recomendação de produtos;
  • Oferecer experiências de realidade virtual e aumentada para que os consumidores possam experimentar produtos antes de comprá-los;
  • Usar chatbots para oferecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Crescimento do E-commerce

O e-commerce continuará crescendo em 2024, representando uma parcela cada vez maior das vendas no varejo.

O crescimento do e-commerce é impulsionado por diversos fatores, como a expansão da banda larga, o crescimento do número de consumidores com acesso à internet e a mudança nos hábitos de consumo.

Os varejistas precisam investir no e-commerce para atender às demandas dos consumidores e permanecer competitivos no mercado.

Algumas das estratégias que os varejistas podem adotar para melhorar o e-commerce incluem:

• Oferecer uma experiência de compra on-line fluida e segura;
  • Oferecer opções de entrega e devolução flexíveis – um dos assuntos abordados na NRF 2024, que faz parte das 5 tendências de consumo digital. Significa que, pensar na experiência de devolução de produto tanto físico quanto on-line e em formas mais amplas de devolução, sem tantas regras rígidas e com mais opções para o cliente.
  • Usar marketing digital para promover o e-commerce, através das redes sociais ou de e-mail marketing, por exemplo.

Sustentabilidade

Os consumidores estão cada vez mais conscientes da sustentabilidade e buscam marcas que ofereçam produtos e serviços sustentáveis.

Os varejistas podem adotar práticas sustentáveis em todas as áreas de seus negócios, desde a produção até o transporte e a entrega. Também é importante comunicar as práticas sustentáveis aos consumidores para que eles possam fazer escolhas conscientes.

Algumas das práticas sustentáveis incluem:

• Usar materiais e embalagens sustentáveis;
  • Investir em práticas de produção e logística sustentáveis;
  • Oferecer opções de descarte e reciclagem de produtos;
  • Lançar mão da coleta seletiva;
  • Reduzir o consumo de água e energia.

Pick up in store

A tendência do varejo pós-pandemia que integra on-line e off-line.

A experiência omnichannel, que integra os canais on-line e off-line, é uma das tendências mais fortes do varejo pós-pandemia. Nesse contexto, a técnica pick up in store, que significa “retirar na loja”, ganha destaque.

Traduzida para o português, a expressão é simples: o consumidor compra os produtos pela internet e, em poucos dias, retira-os pessoalmente na loja física. Essa é uma forma de reduzir os gastos com frete, trazer mais agilidade para as entregas e melhorar a experiência do cliente.

Além disso, a pick up in store é uma ótima oportunidade para divulgar a loja física e estreitar o relacionamento com os consumidores.

Afinal, ao retirar o produto na loja, o cliente tem a chance de conhecer o espaço, conversar com os funcionários e até mesmo aproveitar para fazer outras compras.

Uso do TikTok

O TikTok tem um impacto significativo nas tendências de varejo em 2024.

A plataforma é uma fonte importante de descoberta de produtos e tendências para os consumidores. Os usuários da plataforma estão sempre procurando por novos produtos e serviços para experimentar, e as marcas que estão presentes no aplicativo têm uma oportunidade de alcançar um público-alvo em potencial.

Veja algumas das principais maneiras pelas quais o TikTok está impactando as tendências de varejo:

• Descoberta de produtos: é uma excelente plataforma para as marcas mostrarem seus produtos aos consumidores. Os vídeos curtos e envolventes do TikTok são perfeitos para apresentar produtos de forma criativa e atraente.
  • Influência das tendências: a plataforma é um líder de tendências culturais. As marcas presentes podem aproveitar o poder da influência social para impulsionar as vendas.
  • Compras sociais: o aplicativo está investindo cada vez mais em compras sociais. Isso significa que os usuários poderão comprar produtos diretamente na plataforma. As marcas que estão lá dentro terão uma vantagem competitiva em termos de vendas.

Valorizar a importância, história e ter conexão com a própria marca, usar a inteligência artificial para melhorar a competitividade, ou seja, atendendo seus clientes de forma personalizada, são algumas tendências que tendem a crescer no mercado varejista em 2024, transformando o rumo do varejo e trazendo novas possibilidades de vendas tanto para o comércio físico quanto para o online.

Adotando as estratégias e a comunicação certa para a sua empresa, o seu negócio tende a crescer cada vez mais.

Fontes: Globo | TOTVS | Varejo SA | Negócios de beleza

Confira também: