O compromisso do varejo com meio ambiente

A temática sustentabilidade no varejo vem sendo cada vez mais comum nos dias de hoje.

Além de ser pauta no congresso NRF 2023 (que traz as maiores tendências para o setor em nível global), o assunto também está presente no posicionamento de compra de consumidores.

Isso porque o varejo é responsável por uma parcela significativa do consumo global. Atividades como transporte, armazenamento, processamento e descarte de resíduos contribuem para uma série de impactos ambientais, incluindo emissão de gases de efeito estufa, consumo de água, energia, geração de resíduos, dentre outros.

Ao longo desse artigo vamos mostrar algumas informações e motivos para você repensar as estratégias de consumo do seu negócio, e, a partir disso, tomar medidas e ações que favorecem sua marca, o consumidor, e, claro, o meio ambiente.

Leia a seguir.

Varejo e sustentabilidade

Ao longo dos anos, o comportamento do consumidor mudou expressivamente. Em resposta à crescente demanda por produtos ecologicamente corretos, os varejistas estão buscando formas de reduzir seu impacto ambiental. Algumas das iniciativas incluem:

• Combate às mudanças climáticas: os varejistas estão investindo em fontes de energia renováveis, como energia solar, eólica, em tecnologias que reduzem as emissões de gases de efeito estufa e também na utilização de hidrogênio verde, elemento químico de maior presença na natureza obtida por meio da eletrólise da água, que vem impactando diretamente em todos os setores e negócios. Na indústria o hidrogênio verde pode ser usado para gerar calor, em segmentos como o papel, por exemplo.
  • Redução do desperdício: implementação de medidas para reduzir o desperdício de alimentos como o uso de sobras para a produção de novos produtos.
  • Eliminação da pegada de carbono: os varejistas estão buscando maneiras de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, como a compensação de carbono.

Essas iniciativas são importantes para que marcas contribuam para a luta contra as mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente.

O compromisso do varejo com meio ambiente.

A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante para consumidores, colaboradores e sociedade em geral. Por isso, é fundamental que as empresas não se isentem desse assunto.

Aqui estão três motivos pelos quais a sua empresa deve se preocupar com a sustentabilidade:

Branding: uma empresa que se posiciona de forma clara e comprometida com a sustentabilidade ganha destaque e credibilidade no mercado. Isso pode se traduzir em uma marca mais forte e valorizada, além de gerar identificação com consumidores que também se preocupam com o meio ambiente.

Consumidores: segundo pesquisas do site capterra, 7 em cada 10 brasileiros são influenciados por sustentabilidade na hora de fazer suas compras. Isso significa que as empresas que adotam práticas sustentáveis têm uma grande oportunidade de atrair e fidelizar clientes.

Colaboradores: as gerações mais jovens por estarem cada vez mais conscientes sobre a importância da sustentabilidade buscam trabalhar em empresas que compartilham desses valores. Uma empresa sustentável é mais atraente para esses colaboradores, o que pode contribuir para atrair e reter talentos.

Como incorporar a sustentabilidade no seu negócio?

As empresas podem adotar uma série de práticas sustentáveis para reduzir seu impacto ambiental. Aqui estão alguns exemplos:

• Redução do consumo de água e energia: você pode adotar medidas para reduzir o consumo de água e energia, como a instalação de lâmpadas LED, a conscientização dos colaboradores sobre o uso eficiente da energia e a instalação de sistemas de captação e reuso de água da chuva.
  • Coleta seletiva: optando pela prática de separar os resíduos sólidos produzidos pelos seus clientes em diferentes categorias, para que possam ser reciclados ou reutilizados, seu negócio pode ter diversos benefícios como o diferencial competitivo, melhoria de imagem e redução de custos.
  • Substituição de matérias-primas poluentes por outras mais sustentáveis: você pode optar por substituir matérias-primas poluentes por outras mais sustentáveis, principalmente nas embalagens. Por exemplo, podem utilizar embalagens feitas de papel reciclado, plástico reciclado ou materiais biodegradáveis.
  • Valorização do artesanato da região: valorizar o artesanato da sua cidade é uma medida importante. Isso pode ajudar a preservar a cultura local e a reduzir o impacto ambiental da produção industrial.
  • Evitando o uso de descartáveis: evitar o uso de descartáveis, como copos, talheres e canudos de plástico.
  • Utilização de produtos locais: as empresas podem utilizar produtos locais. Isso pode ajudar a reduzir o impacto ambiental do transporte de mercadorias.
  • Substituição de serviços que utilizam o papel por alternativas eletrônicas: substituir serviços que utilizam o papel por alternativas eletrônicas, como etiquetas e cardápios, por exemplo. Isso pode ajudar a reduzir o consumo de papel.

E cuidado com o greenwashing: é muito importante que você não faça o uso dessa prática, criando uma imagem falsa de preocupação com o meio ambiente, fazendo uso de embalagens enganosas, criando um marketing exagerado ou até usando o termo sustentabilidade apenas no nome, tendo em vista que hoje os consumidores estão mais atentos e consistentes. Use sempre a transparência quando falar de práticas sustentáveis.

Que tal repensar as estratégias da sua empresa?

Ao adotar alguma dessas práticas, seu negócio pode contribuir para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro mais sustentável.

Fontes: Zendesk | Fonte de Pesquisa | WWF | E-commerce Brasil

Confira também: