Entenda o “Design-Driven Marketing”.

O “Design-Driven Marketing” é uma metodologia de abordagem ao marketing que coloca o design no centro do processo.

Isso significa que as estratégias de marketing são desenvolvidas com base na compreensão das necessidades e dos desejos dos clientes, com o objetivo de criar experiências positivas e memoráveis.

No último dia 9 de novembro, foi lançado em Fortaleza o livro “Design-Driven Marketing”, desenvolvida pela co-founder e executiva da LeFil, Socorro Macedo, com a participação da diretora de marketing e vendas da Moura Dubeux, Eduarda Dubeux, e mediação de Jordana Vidal, gestora de marketing da CDL Fortaleza.

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre como essa nova metodologia utiliza o design no marketing e como segmentar seu cliente e criar valor para seus produtos e serviços com a abordagem de design.

Leia a seguir!

As práticas de marketing têm sido reduzidas à publicidade baseada em práticas tradicionais do mercado da venda de produtos e serviços para consumidores.

As inovações no marketing vêm sendo empurradas por tecnologias, como inteligência artificial, ou pelo comportamento do cliente.

A consultora de marketing e sócia da LeFil, Socorro Macedo, desenvolveu em seu mestrado, durante dois anos, uma nova metodologia chamada “Design-Driven Marketing”, um caminho para inovar no marketing a partir do design (marketing guiado pelo design) a fim de entender as pessoas de forma holística e não apenas como consumidoras, uma inovação no marketing impulsionado pelos indivíduos.

A metodologia ajuda as organizações a conhecerem profundamente o cliente e criar estratégias de negócios que sejam mais competitivas e conectadas com as pessoas.

“Os desafios atuais do marketing estão mais complexos e precisamos mudar a visão e as formas tradicionais de se fazer marketing, que segue ainda uma lógica broadcast de comunicação em massa. Agora, o cliente está em rede, conectado e com poder para interferir nas escolhas e percepções de outros consumidores. O Design-Driven Marketing traz os conhecimentos e abordagem de design para compreendermos as necessidades e desejos das pessoas, de forma mais qualitativa do que quantitativa…’’, afirma.

Segundo Eduarda Dubeux, para colocar o cliente no centro, é preciso uma mudança de mindset, além de entender a jornada do cliente e oferecer o que ele precisa. “Precisamos compreender, cada vez mais, esse cliente, e isso não termina após o fechamento de um contrato”.

“Focamos a experiência dele num pós-venda cada vez melhor e por isso toda a empresa está orientada ao cliente, reunindo esforços para ele. E o marketing sempre buscou ouvir o cliente, esteja onde ele estiver, no digital, no físico, e a mostrar como podemos entregar mais valor para essas pessoas“, afirma.

Design-Driven Marketing

O “Design-Driven Marketing” trouxe resultados comprovados depois de aplicação por dois anos em empresas pernambucanas com atuação nacional.

Entre os principais resultados, merecem destaque:

• SEGURANÇA: maior segurança para elaborar estratégias de marketing, com uma metodologia comprovada e processo claro orientado pela abordagem que o design traz, como o design thinking, dando luz aos consumidores como pessoas, e não apenas baseados nas informações e nos conhecimentos que os gestores de marketing ou as agências possuíam sobre os clientes e na relação deles com a mar
  • FOCO NO CLIENTE IDEAL: conhecer melhor os nossos principais clientes e stakeholders, para melhor planejar o crescimento da empresa, ter melhor direcionamento, poder ser mais certeiro, mitigar riscos e desperdícios no investimento de marketing. Foca as pessoas mais importantes para o crescimento da empresa.
  • PROPOSTA DE VALOR: definição de personas e jornadas baseadas em uma metodologia e com ferramentas de design, o que ajuda a determinar a proposta de valor e posicionamento das empresas, além dos seus diferenciais no mercado.
  • OPORTUNIDADES: geração de insights sobre oportunidades de negócio, melhorias do produto ou serviço e elaboração de um plano de marketing mais assertivo, focado na geração de valor para as pessoas.
  • INOVAÇÃO NO MARKETING: construção de estratégias de marketing mais inovadoras, que atendam às necessidades do novo consumidor, que compra pelo valor que a empresa entrega.

Se você deseja se aprofundar mais no tema, você pode baixar o livro completo, inspirado na dissertação de mestrado, com a metodologia e um manual prático elaborado para que os profissionais de marketing possam aplicá-lo rapidamente, disponível no site https://bit.ly/design-driven-marketing.

Confira também:

Seja um Associado da CDL de Fortaleza