Clicky

Carnaval 2024: guia para vender mais.

O Carnaval, que vai do dia 9 ao dia 14 de fevereiro, é um dos feriados mais populares do Brasil e, como tal, representa uma grande oportunidade de vendas para o varejo. 

Para aproveitar essa oportunidade, é importante que os varejistas estejam preparados para atender às demandas dos consumidores, que estão cada vez mais atentos aos diferenciais do mercado.

Então, chegou a hora de preparar o seu estoque, definir estratégias de marketing e vendas, além de deixar a equipe pronta para essa data. 

Veja algumas dicas que preparamos para atrair os clientes para o seu comércio no Carnaval 2024 e arrasar nas vendas! 

Carnaval 2024.

Antes de vender produtos ou serviços, planeje-se! 

É importante definir quais produtos serão priorizados, quais promoções serão oferecidas e como a comunicação com os clientes será feita.

No que diz respeito aos produtos, é importante oferecer itens que estejam relacionados ao Carnaval, como fantasias, adereços, bebidas, comidas e outros produtos de lazer. Também é importante considerar a demanda do público-alvo da loja.

Confira algumas dicas:

  • Decoração: invista em uma decoração que deixe a loja no clima do Carnaval. Use cores vibrantes, confetes, serpentinas e outros elementos decorativos.
  • Equipe: treine a equipe para atender às demandas dos clientes durante o Carnaval. É importante que os funcionários estejam preparados para lidar com um aumento no fluxo de clientes e com pedidos especiais.
  • Estoque: garanta que o estoque esteja abastecido com os produtos mais procurados no Carnaval. É importante fazer um cálculo de vendas para estimar a quantidade de produtos necessária.
  • Pagamentos: ofereça diversas opções de pagamento para facilitar a compra dos clientes.
  • Entrega: se a loja oferecer serviço de entrega, é importante garantir que a demanda será atendida.
  • Diferenciais: ofereça mimos de Carnaval junto com a compra. Outra ideia é dar uma cor nova para sua logo temporariamente, que combine com a data. Essas pequenas ações fazem toda a diferença para o cliente, pois agregam valor à sua marca e, assim, fidelizam novos consumidores. 

Os 5 produtos mais vendidos no Carnaval para você se inspirar: 

Cosméticos 

O mercado de cosméticos costuma bater recordes de vendas no Carnaval. Isso porque, além das maquiagens, os foliões também buscam produtos para cuidar da pele, como protetor solar, pós-sol, hidratante labial e corporal.

O glitter é o item mais procurado no Carnaval. Ele pode ser usado no rosto, no corpo e até no cabelo. As cores neon também são muito populares, pois são vibrantes e chamam a atenção.

Acessórios

Pochetes, saias de tule, enfeites de cabeça e doleiras são ótimas opções para quem quer levar os itens importantes com segurança e praticidade. Eles são confortáveis de usar, possuem diferentes tamanhos e cores e podem ser encontrados em diversos modelos.

Diversas marcas brasileiras já lançaram linhas criativas e divertidas para os foliões, com opções para todos os gostos e estilos. Nos últimos anos, muitas marcas abriram pop-up stores especialmente para a data.  

São espaços físicos nos quais os clientes podem conhecer mais sobre as empresas que fabricam os produtos que eles compram. Além disso, podem ver cada item pessoalmente, o que ajuda a tomar decisões mais informadas.

Coleções temáticas 

No caso do Carnaval, as coleções-cápsulas, um tipo de coleção de moda que é lançada por um período de tempo limitado, são uma ótima maneira de os foliões encontrarem looks criativos e divertidos para a folia. Elas geralmente incluem peças como fantasias, adereços, maquiagens e até mesmo roupas de banho com temática carnavalesca.

Algumas marcas, como Animale e Melissa, já lançaram linhas exclusivas relacionadas ao Carnaval. As coleções-cápsulas são uma opção para as marcas que querem lançar produtos novos, sem precisar investir em uma coleção regular completa.

Elas também são uma boa maneira de aproveitar as tendências atuais ou homenagear datas comemorativas.

Lanches e bebidas 

O segmento da alimentação é um dos que mais crescem no Carnaval. Isso porque as pessoas buscam por alimentos práticos e saborosos para consumir entre uma festa e outra.

No entanto, é importante oferecer opções que atendam a todos os públicos, além dos lanches tradicionais, como sanduíches, salgadinhos e doces. Essas opções estão cada vez mais populares e atendem a um público crescente.

Ações de Branding e Promocionais

As festas de Pré-Carnaval de rua também são uma oportunidade para as marcas se conectarem com o público de forma alegre e descontraída. 

Em Fortaleza, essas festas são uma tradição que atrai milhares de pessoas todos os anos. Nesse momento, é possível fortalecer a sua marca, aumentar a visibilidade e gerar novos negócios. 

Você pode elaborar algumas ações para esse período, como distribuição de brindes ou contratação de uma banda de marchinhas que toque o seu jingle. Brindes que funcionam bem, principalmente para afastar o calor, são os leques e as viseiras de papel personalizados.

Planeje as suas vendas e as estratégias que pretende aplicar a partir de agora. 

Boas vendas! 

Fontes: ISTOÉ | Papobiz | Pricefy | Metrópoles

Confira também:

• Seja um Associado da CDL de Fortaleza

• Instagram

• Facebook

• LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *