O que é Score de Crédito e como funciona?

O Score de Crédito é uma ferramenta importante para a avaliação do risco de inadimplência de consumidores. Ele é utilizado por instituições financeiras para decidir se concedem ou não crédito a um determinado indivíduo ou empresa.

Aumentar o Score de Crédito rapidamente pode parecer um desafio para algumas pessoas, mas também pode ser a chave para realizar sonhos como comprar uma casa, um carro, fazer um intercâmbio ou viajar.

No Brasil, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um dos birôs que calculam o score de crédito. O SPC Score é uma pontuação que varia de 0 a 1.000 e indica a probabilidade de um consumidor pagar suas dívidas em dia.

No artigo desta semana, vamos falar sobre como funciona o Score de Crédito e mostrar alguns passos para melhorar a pontuação do seu CPF ou CNPJ.

Vamos lá!

Score de Crédito

Como funciona o Score de Crédito:

Imagine que você quer realizar um sonho, como viajar ou comprar um carro. Para isso, você precisa de um empréstimo ou financiamento de uma instituição financeira. Essas instituições são como guardiãs dos seus sonhos, e uma boa pontuação no Score de Crédito é como o seu ingresso para o espetáculo.

Um Score de Crédito baixo pode trazer algumas dificuldades. As instituições podem ficar mais cautelosas e oferecer taxas de juros mais altas, como um teste para ver se você é mesmo um bom pagador.

O que é o SPC Score?

O SPC Score é uma pontuação que indica a probabilidade de um consumidor pagar suas dívidas em dia. Ele é calculado com base em uma série de fatores, incluindo:

• Histórico de pagamentos: quanto mais o consumidor ou empresa pagar suas contas em dia, maior será seu Score de Crédito.
  • Quantidade de dívidas: quanto mais dívidas o consumidor ou a empresa tiver, menor será seu Score de Crédito.
  • Tempo de relacionamento com o credor: quanto mais tempo a empresa ou o consumidor tiver com o credor, maior será seu Score de Crédito.
  • Tipo de crédito: alguns tipos de crédito, como empréstimos pessoais, são considerados mais arriscados do que outros, como financiamentos imobiliários.

Veja algumas dicas de como aumentar o Score de Crédito:

Conheça a sua Pontuação:

O primeiro passo para aumentar a pontuação de crédito é começar a acompanhar sua evolução. No aplicativo SPC Consumidor, você realiza um cadastro simples e recebe relatórios para acompanhar sua pontuação de forma gratuita.

Mantenha o saldo de suas dívidas baixo:

Quanto menor o seu saldo devedor, menor o seu risco de inadimplência.

Não compre mais do que a empresa pode arcar.

Tenha um histórico de relacionamento com credores:

Quanto mais tempo você tiver com um credor, melhor será a sua pontuação. Não feche contas ou cancele cartões de crédito sem necessidade.

Reduza as dívidas:

Tente reduzir as dívidas existentes. Quanto menos dívidas pendentes, melhor será sua pontuação de crédito.

Evite abrir muitos créditos de uma vez:

Contratar vários créditos de uma vez pode impactar a sua pontuação. Por isso, é importante solicitar crédito apenas quando for realmente necessário.

Com as dicas acima, você tem a chave para conquistar melhores taxas de juros, empréstimos mais vantajosos e oportunidades incríveis.

Lembre-se de que melhorar a pontuação de crédito é como treinar para uma maratona: requer planejamento, dedicação e esforço, mas os resultados valem a pena.

A CDL de Fortaleza é provedora exclusiva dos produtos SPC Brasil na capital cearense, com possibilidade de consultas aos devedores, indicação de valores e sem burocratização na adesão.

Consulte nossa equipe comercial para aderir. Clique aqui.

Fontes: SPC Brasil

Confira também: