4 dicas para deixar o seu delivery mais eficiente.

O delivery é uma das modalidades de negócios mais populares do mundo, e isso não é diferente no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de delivery cresceu 22% em 2022, e a expectativa é que continue crescendo nos próximos anos.

A entrega delivery vai muito além de oferecer um serviço de qualidade com produtos frescos e saborosos.

É preciso oferecer soluções tecnológicas eficientes, como sistemas de gestão da operação integrados aos meios de pagamento, que garantam entregas com segurança e eficiência.

Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para que você aprimore seu atendimento ao público, ajudando no seu desenvolvimento profissional e no dos seus colaboradores, e, claro, no aumento das vendas do seu comércio neste segundo semestre.

Como deixar seu delivery mais eficiente

1. Comece aderindo o overdelivery

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e situações comuns no delivery, como demora na entrega, pedidos trocados ou errados, podem gerar reclamações e até mesmo a perda de clientes.

Por isso, agora a tendência é o overdelivery, o termo que significa ‘’entregar a mais’’.

Na divulgação do seu produto ou serviço, ofereça prazos de entrega reduzidos, cupons de desconto, embalagens apropriadas e até personalizadas, de acordo com o que será entregue, e até brindes acima de determinado valor, por exemplo.

Tudo isso proporciona uma experiência diferenciada para o cliente e pode atrair novos compradores também.

Essa estratégia melhora consideravelmente o posicionamento da empresa no mercado.

2. Use o sistema de rastreamento

Todo cliente gosta de saber onde está o entregador com o seu pedido e qual a estimativa de horário daquela entrega.

Pensando nisso, usar o sistema de rastreamento no aplicativo de entrega que seu serviço está cadastrado, é uma estratégia essencial para todo tipo de negócio que realiza entregas delivery.

Ele permite que os clientes acompanhem o status de seus pedidos em tempo real, uma forma a mais de passar segurança e credibilidade, desde o momento da saída do restaurante ou loja até a entrega no endereço final.

3. Divulgue seu serviço nas redes sociais

Para ter sucesso com um delivery, é importante investir na divulgação e na interação com o seu público.

Faça com que os clientes participem da construção do seu negócio, perguntando o que eles querem no cardápio.

Se você estiver começando no ramo por exemplo, você pode até escolher os melhores dias e horários da semana para fazer suas entregas e já deixá-los avisados que naquele dia em específico seu negócio terá entregas.

Isso criará credibilidade, intimidade e fidelidade.

Dica de ouro: um dia antes da abertura, ofereça um desconto para engajar as vendas.

4. Treine seus entregadores

Por último, e não menos importante, treinar seus entregadores é uma das principais tarefas antes de fazer entregas, pois são eles que estarão na linha de frente do seu serviço.

Além de saberem os métodos de pagamento, eles também têm que saber lidar com imprevistos.

É importante que eles saibam exatamente como passar informações para o cliente, assim, a chance é maior de fidelizá-lo.

Para se destacar em um mercado tão competitivo, é importante que os negócios de delivery sejam eficientes.

A cada data importante para o varejo, as vendas por e-commerce vêm superando o número de vendas.

Aplicando essas dicas, a modalidade delivery do seu negócio pode ter muito sucesso.

Boas entregas.

Fontes: Abrasel | Empresas e Negócios G1 | MercadoPago | Omie