Comércio: novo horário será implantado a partir da 2ª quinzena de dezembro

A segunda quinzena de dezembro deverá marcar uma mudança significativa no comércio de rua de Fortaleza. De acordo com o presidente da Ação Novo Centro e presidente eleito da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, a partir do dia “15 ou 16” do próximo mês as lojas do Centro da Capital deverão começar a funcionar nos novos horários estabelecidos pela lei municipal.

Conforme Cavalcante, as mudanças serão graduais e guiadas pela demanda do público. “Estamos (comerciantes) nos reunindo. Acredito que num primeiro momento, depois do dia 15 de dezembro, quando o comércio começa a aquecer, vamos poder ficar (com as lojas abertas) até as 20 horas. No sábado, acho que vamos começar a ficar até as 19 horas”, disse.

O presidente eleito da CDL de Fortaleza negou que as lojas fortalezenses funcionem também durante a madrugada, pelo menos, por enquanto.

“Abrir 24 horas não tem sentido num primeiro momento. Tem mercado para isso, mas precisa criar um hábito”, afirmou. Ele enfatizou, ainda, que cabe às lojas do Centro puxar a fila dos estabelecimentos que cumprirão as novas normas de funcionamento da Cidade. “Dentro da nossa previsão, seremos os primeiros a abrir em horário estendido. Não podemos nos furtar o embate”, pontuou.

Os trabalhadores do comércio, entretanto, não estão, segundo diz a representação sindical, satisfeitos com as novidades. Conforme o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, falta estrutura para a cidade dar este passo.

Mudança

A nova lei que altera o horário de funcionamento do comércio foi sancionada pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, no último dia 27 de outubro. Na mensagem enviada ao Legislativo, o prefeito disse que a medida deverá contribuir para a geração de emprego e impulsionar a economia.

Conforme a nova lei, a atividade comercial em Fortaleza poderá funcionar de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 19h e, aos sábados, das 8h às 16h. Os shopping centers, de segunda a domingo, de 8h à meia-noite e supermercados e hipermercados, 24h.

Os estabelecimentos das Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (Zedus) e distantes em até um quilômetro dos corredores turísticos de Fortaleza também poderão funcionar de segunda a domingo, 24h.