Clicky

Já está em período de teste o FGTS Digital, nova forma de recolhimento do Fundo, que  entrará em produção em janeiro de 2024.

Os empregadores obrigados a recolher o FGTS podem participar dos testes até o dia 10 de novembro para se familiarizar com o novo sistema e evitar erros.

A tecnologia foi desenvolvida pelo Serpro para o Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica

O fundo, que beneficia mais de 43 milhões de pessoas, incluindo 4 milhões de empregadores, movimenta anualmente em média R$ 180 bilhões.

Atualmente, as empresas precisam gerar uma folha de pagamento, enviar o documento para um sistema, aguardar a geração de um segundo documento, quitar o valor, e, por fim, acessar outro sistema da Caixa para transmitir e enviar os dados. 

Já o novo serviço do FGTS Digital elimina todos esses passos, pois a folha de pagamento já será transmitida automaticamente para o eSocial, que irá compartilhar as informações com o FGTS Digital. Basta acessar o ambiente online para pagar.

Ao longo deste blog, vamos falar em detalhes como vai funcionar o FGTS Digital para que você não tenha nenhuma dúvida. 

FGTS Digital.

Como vai funcionar: 

O FGTS Digital será alimentado pelas informações do eSocial (Sistema Informatizado da Administração Pública) em tempo real. O valor do FGTS será calculado com base nas informações prestadas pelos empregadores no site.

Por isso, é importante prestar atenção às informações que impactam na base de cálculo do FGTS e que caracterizam o vínculo do trabalhador, como dados de lotação, tipos de débito (mensal ou rescisório), eventos de remuneração (rubricas que incidem FGTS), etc.

Quais serviços a plataforma vai oferecer e facilitar: 

  • Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
  • Consulta de extratos de pagamentos realizados;
  • Individualização dos extratos de pagamento;
  • Verificação de débitos em aberto.

Quais os benefícios da plataforma: 

  • Eliminar burocracias e custos adicionais;
  • Diminuir os custos operacionais incorridos pelo FGTS;
  • Reduzir as despesas com tarifas pagas à rede arrecadadora do FGTS;
  • Digitalizar serviços (agilizar e automatizar procedimentos);
  • Melhorar os serviços voltados para trabalhador e empregador;
  • Dentre outros.

Onde buscar mais informações sobre o FGTS Digital

A Secretaria da Inspeção do Trabalho disponibilizou o Portal do FGTS Digital (site oficial), sistema onde podem ser encontradas informações, notícias, orientações e manuais relacionados ao FGTS Digital, inclusive uma série d

Quando começa?

No dia 10 de novembro de 2023 termina a fase de testes do sistema, e a partir de janeiro de 2024, a plataforma já entra em produção. 

A partir deste cenário, é importante que todo empregador esteja atento às mudanças e realize os testes disponibilizados pela plataforma, a fim de evitar incidência de multas desnecessárias. Para saber mais sobre o FGTS Digital basta acessar o link e clicar em “Abrir”.

Fontes: O Povo | GOV  

Confira também:

Seja um Associado CDL de Fortaleza
Instagram
Facebook
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *