Entenda o que é reforma tributária e o que muda no país.

Você sabe o que é reforma tributária e por que ela é considerada tão importante para o futuro do nosso país?

Primeiramente, a reforma tributária é uma reforma político-econômica que visa à mudança legislativa na cobrança de impostos, taxas e contribuições vigentes.

É uma proposta do Governo Federal que visa facilitar o sistema tributário brasileiro, substituindo tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).

O sistema tributário ideal é aquele que preserva o equilíbrio na concorrência.

Garante a competitividade das empresas e favorece o desenvolvimento das competências e vocações do país.

Mas o que a reforma tributária muda na sua vida e por que ela está sendo considerada uma oportunidade única para o nosso país?

Leia a seguir!

Reforma tributária 2023.

Oportunidade única

Segundo matéria que saiu no portal Economic News Brasil, Lazari Junior, CEO do Banco Bradesco, enfatizou que a reforma tributária oferece uma excelente oportunidade.

Pois pode ajustar os custos das empresas brasileiras, diante da alta carga tributária e dos desafios do “custo Brasil”.

Menciona também que a estrutura fiscal e a redução das taxas de juros serão fundamentais para inserir definitivamente o Brasil no mapa de investimentos internacionais.

Assim, nosso país teria uma grande oportunidade de atrair investimentos estrangeiros.

O que a reforma tributária muda?

Substitui todos os tributos sobre o consumo, como IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS.

Esses impostos por um valor agregado, pago pelo consumidor final, cobrado de forma não cumulativa em todas as etapas da cadeia produtiva.

Mudança no imposto

Como mencionado anteriormente, o centro da reforma tributária é a eliminação de cinco impostos que serão substituídos por uma única cobrança sobre o consumo.

De acordo a Agência Senado, o novo imposto único será cobrado no local de consumo dos bens e serviços, com desconto pago em fases anteriores da produção.

Haverá uma alíquota padrão e outra diferenciada para atender setores como o da saúde. Isso porque esses setores não têm muitas etapas, como é o caso da indústria.

Trará compensações como: cashback ou devolução de parte do imposto pago e fundo de desenvolvimento regional, favorecendo as regiões menos desenvolvidas.

Também trará crescimento da economia (PIB), benefícios em todos os setores desta, redução das desigualdades sociais, dentre outros fatores.

Transparência na cobrança de impostos

Uma característica peculiar da tributação brasileira é que a incidência das alíquotas de alguns tributos é feita “por dentro’’.

A reforma pretende dar mais transparência ao consumidor sobre esse valor de imposto pago, ao definir que a alíquota (real), valor que o contribuinte realmente paga, será calculada “por fora”.

Ou seja, o valor da alíquota informada será equivalente ao cobrado do contribuinte.

O calendário da reforma tributária já foi desenhado e o Senado já se prepara para se debruçar sobre isso neste segundo semestre.

Ela é o tema das principais promessas na agenda política nacional há anos, encabeçando a pauta de todas as legislaturas do Congresso Nacional.

Com a reforma, haverá redução de custos para empresas, redução de preços de produtos e serviços disponíveis ao cidadão.

Além de geração de emprego e renda, sendo esta uma pauta muito importante para a economia brasileira.

Fontes: Agência Senado | Portal Indústria | Economic News | CDL Goiânia

Confira também: