A importância do planejamento financeiro para a sua empresa

Muito se fala sobre planejamento financeiro. Mas, afinal, você realmente sabe o que é?

Registrar todas as entradas e saídas do caixa, analisar onde economizar ou investir pode ser algo fácil e rotineiro.

Mas é justamente por causa disso que alguns empreendedores acabam pecando no planejamento financeiro.

Devido à rotina acelerada e preocupações do dia a dia, sobra pouco tempo para fazer os registros necessários.

Neste artigo, iremos trazer informações relevantes sobre o planejamento financeiro e a importância dele para o seu negócio.

Continue a leitura!

O que realmente é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é uma ferramenta estratégica para avaliar os gastos de uma forma contínua.

Isso é fundamental para conseguir prever gastos futuros, possíveis imprevistos e, consequentemente, reduzir impactos financeiros.

Para realizar um planejamento financeiro, o empresário precisa, antes de tudo, estabelecer os seus objetivos.

Então, o que você espera da sua empresa: sobrevivência ou crescimento? A partir dessas metas, é possível criar finalidades.

Cada setor terá os seus objetivos para seguir e realizar o controle de todas as atividades.

Percebemos, então, que o planejamento financeiro não começa por números, mas pela definição de onde se quer chegar.

Controle financeiro x planejamento financeiro

Apesar dos dois estarem atribuídos às finanças de uma empresa, eles ainda são diferentes.

Para não ficar nenhuma dúvida, é melhor esclarecer a diferença entre eles, certo?

O controle financeiro funciona como um monitoramento das metas a serem alcançadas.

Mensurar esses resultados permite que a sua empresa saiba se está no caminho certo ou não.

A partir disso, é possível realizar ajustes para planejamentos no futuro e resultar num melhor controle das finanças.

Por outro lado, o planejamento financeiro diz respeito às estimativas de todos os custos e despesas do caixa, previsões de entrada e investimento.

É preciso levar em consideração a precificação dos seus produtos e serviços, além de identificar se as vendas estão dentro das suas metas.

Somando estes dois conhecimentos, os empresários conseguem tomar decisões mais assertivas.

Sobre, por exemplo, compras do estoque, negociação com servidores, investimentos e outros fatores importantes.

Como economizar no seu orçamento?

Com todos os dados que se obtêm no planejamento financeiro, é possível fazer muitas economias.

Mas para saber quanto ou quando cortar para economizar, é preciso analisar as informações do seu caixa.

Caso não faça, você pode tomar decisões equivocadas, prejudicando as vendas e a qualidade dos seus produtos e serviços.

Realizar uma estimativa de custos junto a sua equipe é fundamental para estabelecer metas de vendas, realocar verbas, rever parcerias estratégicas, dentre outros.

Conclusão

Para realizar um planejamento financeiro ainda mais eficiente, é fundamental reunir-se com os funcionários responsáveis por cada setor.

Dessa forma, é possível discutir quais são as ações mais importantes a serem feitas para o bom desempenho das atividades.

Uma dica é separar em ações essenciais e não essenciais, e numerar em ordem de importância para seguir.

Depois disso é preciso monitorar se o orçamento está sendo cumprido para evitar imprevistos.

Veja mais artigos em nosso blog: