Quem nunca esperou o início do ano para aproveitar as tão aguardadas liquidações?

Após o período das festas de fim de ano, que costuma ser um dos mais movimentados para o comércio, as lojas começam a realizar liquidações de estoques. Em Fortaleza, vários shoppings fazem ações de promoções previstas para os meses de janeiro e fevereiro.

É um período de grande movimento no varejo, com descontos em diversos serviços e produtos, como roupas, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis.

Para as empresas varejistas, esse momento do ano pode trazer diversos benefícios. É sobre isso que vamos falar em nosso artigo do blog desta semana: como algumas lojas trabalham seus descontos nesse período e, claro, quais são as tendências para 2024, para você se inspirar e vender muito mais.

Boa leitura!

As melhores datas para faturar mais.

Para as empresas varejistas, a liquidação de começo de ano pode trazer diversos benefícios, como:

• Aumento das vendas: a redução de preços é um forte incentivo para as compras, que pode levar a um aumento significativo das vendas no período da liquidação.
  • Redução de estoques: a liquidação é uma oportunidade de vender produtos que estão parados no estoque, o que ajuda a reduzir custos e melhorar a liquidez da empresa.
  • Atração de novos clientes: pode ser uma oportunidade de atrair novos clientes para a loja, que podem se tornar um público regular.
  • Melhoria da imagem da empresa: as promoções podem ser vistas como uma oportunidade de oferecer aos clientes um bom negócio, o que pode melhorar a imagem da loja.

Algumas empresas do varejo brasileiro fazem as tradicionais liquidações do início de ano envolvendo tanto o canal de venda físico quanto o digital. Os descontos chegam a até 80% em produtos selecionados. Podemos citar, entre elas:

Magalu

O Magazine Luiza segue fazendo sua tradicional Liquidação Fantástica nas lojas físicas e on-line. O evento, que acontece todos os anos na primeira sexta-feira de janeiro, oferece descontos de até 80% em diversos produtos.

Os descontos são válidos para produtos novos e de mostruário, e abrangem uma ampla variedade de itens, incluindo eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, roupas e acessórios.

Legenda: Queima de estoque na Magazine Luiza (Crédito: Divulgação, Site ISTOÉ)

Casas Bahia

A Casas Bahia realiza liquidações com descontos de até 70% em diversos produtos. As ofertas são válidas em lojas físicas e também no site e no aplicativo da varejista. Em cada canal, há ofertas exclusivas.

O seu diferencial é a condição de parcelamento, que permite compras em até 30 vezes sem juros, com o pagamento começando em até 100 dias após a compra.

Legenda: Via, dona da Casas Bahia, quer oferecer experiências imersivas no local Via/Divulgação/SIte CNN Brasil

Veja algumas tendências para 2024

As liquidações de início de ano podem ser uma excelente oportunidade para você aplicar em seu negócio as tendências que deverão estar em alta em 2024. São elas:

• Sincronia de canais físicos e digitais: o consumidor brasileiro já está acostumado a fazer compras em ambos os canais, e essa tendência deve se manter em 2024. Os varejistas que oferecem uma experiência de compra integrada, que permita aos clientes comprarem e receberem produtos de qualquer canal, terão uma vantagem competitiva.
  • Ascensão dos marketplaces: os marketplaces continuam a crescer no Brasil e devem representar uma parcela ainda maior das vendas on-line em 2024. Os varejistas que não estiverem presentes nesses canais estarão perdendo oportunidades de crescimento.
  • Personalização da experiência de compra: os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam experiências de compra personalizadas. Os varejistas que usarem dados e tecnologia para entender as necessidades e preferências de seus clientes terão mais chances de fidelizá-los.
  • Inovação tecnológica: a tecnologia continuará a transformar o varejo, com o surgimento de novas soluções que facilitam a jornada de compra dos consumidores. Os varejistas que investirem em inovação estarão preparados para atender às demandas do mercado futuro.

Marcas que implementarem estratégias eficientes de vendas neste início de ano estarão aptas a aproveitar as oportunidades de um mercado e, claro, ser líderes em vendas.

Fontes: CNN | Diário do Nordeste | OpinionBox

Confira também: