Black Friday. Como incentivar o consumidor a comprar no pós-pandemia

A Black Friday está chegando e você já pensou como atrair mais consumidores para comprarem no seu comércio?

Embora a data seja importada dos EUA, onde é bem tradicional e estratégica para o comércio de lá, aqui no Brasil ela ganhou força nos últimos 3 anos e já se mostra um momento importante no calendário das lojas.

Só para se ter uma ideia, na Black Friday do ano passado, somente o varejo on-line faturou R$ 3,2 bilhões, segundo dados da Ebit/Nielsen, e apresentou um crescimento de 23,6% em relação a 2018.

É claro que não podemos deixar de adicionar nesta equação a pandemia do novo coronavírus, que fez com que muitos parâmetros fossem revistos e os hábitos de consumo mudassem durante esse período.

Então, como preparar o seu negócio para a Black Friday e incentivar o consumidor a comprar no pós-quarentena?

Entenda a situação atual

Um dos maiores erros das estratégias durante esse período de pandemia é não entender por completo o que está acontecendo o seu redor. 

A primeira coisa a ser feita antes de um planejamento estratégico para uma data tão importante para o comércio, como a Black Friday, é se informar e não subestimar a situação.

Felizmente, estamos mais perto do que longe de voltar à normalidade, e o Ceará tem caído bastante a taxa de contágio. Dito isso, ainda há que contar com a desconfiança do consumidor em relação a isso tudo.

Então, antes de criar qualquer campanha, estude o cenário atual, se informe sobre as medidas obrigatórias para o comércio e se assegure que o seu comércio esteja em conformidade com todas as normas.

O novo consumidor está atento e exigente quando o assunto é segurança sanitária. Portanto, ter ações voltadas a isso já é o principal passo para dar a confiança que o seu cliente precisa para voltar a consumir.

Expanda sua área de atuação

Seu negócio é constituído 100% de lojas físicas e não possui nenhum modelo de vendas remotas? Não há nenhum problema nisso, mas considerar expandir outros meios de comunicação para a venda pode dar o boost que seu negócio precisa na Black Friday.

O que isso significa?

Significa que a sua loja não precisa apenas contar com a vitrine e o esforço de venda dos vendedores que compõem o seu time, mas pode criar outros canais que atraiam seus clientes em diversas frentes.

Isso não significa ter necessariamente um e-commerce, mas canais variados podem ajudar a atrair o consumidor a comprar através deles, como:

  • WhatsApp;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • E-mails;
  • Teleatendimento exclusivo para vendas.

Nem sempre a jornada de compra de um cliente precisa começar e terminar na internet.

Por que não ofertar um cupom de desconto pela internet?

Hoje, 70% das residências de Fortaleza contam com internet banda larga com wi-fi e isso significa que a sua loja pode encontrar o seu cliente em qualquer ambiente digital, basta testar qual o mais eficaz.

Ative seus clientes fiéis

Com toda essa crise sanitária, o poder de compra do consumidor caiu e as lojas viram seus faturamentos despencarem. Essa foi uma realidade para a maioria das lojas, sejam elas de varejo ou de serviço.

Porém, após a reabertura gradual do comércio de todo o país, os sinais são positivos em relação ao consumo. O crescente número de pessoas que estão indo às lojas aponta que a recuperação seja mais rápida do que se esperava.

Mas para garantir que a sua Black Friday seja um sucesso, ative os clientes que já costumam comprar em sua loja, priorizando-os com produtos que são parecidos com o histórico de compras.

Selecione a sua lista de clientes fiéis e entre em contato, criando uma expectativa para que ele já saiba que a sua loja estará participando dessa data e que tem preparado novidades exclusivas para ele.

Converse sempre em primeira pessoa, se possível chame pelo primeiro nome, use uma comunicação leve e descontraída e, se houver resposta, interaja com ele.

A melhor propaganda é aquela de boca a boca. Peça para ele indicar para amigos, familiares ou colegas de trabalho sobre a sua campanha. Dessa forma, você valoriza o seu cliente, fidelizando-o, corta custos de divulgação e deixa a comunicação mais eficaz.

Tenha a Black Friday de 2021 em mente

Pré-planejar a Black Friday de 2021 não é exagero e pode ser bastante eficaz se começar desde já. Isso porque você pode definir e coletar informações para que a próxima data seja ainda mais eficaz e com um maior sucesso de vendas.

A CDL de Fortaleza disponibiliza um dos maiores banco de dados da América Latina, através do SPC Brasil, entregando informações para a prospecção de clientes, crédito próprio e a segurança de oferta de crédito aos consumidores.

São soluções que agilizam e asseguram a vida financeira do seu negócio, tornando-o mais robusto e mais forte no mercado.

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