Clicky

4 capacitações que fazem a diferença para o empreendedor

Você com certeza já deve ter ouvido a frase: “se há uma coisa que não pode ser roubada é o conhecimento”. E é verdade! O melhor e mais garantido investimento que você pode fazer é na sua qualificação.

Afinal, empreender exige muito preparo: controlar o fluxo de caixa, negociar com fornecedores e parceiros, contratar e motivar funcionários, analisar o mercado, fechar contratos, prospectar…

Por isso, é tão importante que você esteja sempre em busca de aperfeiçoar os conhecimentos para ter um negócio bem sucedido.

Você pode se capacitar em várias áreas, mas existem algumas que, se bem desenvolvidas, trarão muitos benefícios para sua empresa. São elas:

Visão de Negócio

Cursos que podem te ajudar a aperfeiçoar a visão de negócio são muito positivos. Por meio deles, você conseguirá identificar melhor seu público-alvo, concorrentes, boas oportunidades… Enfim, todo o contexto no qual a empresa está inserida.

Gestão Financeira

Independente do ramo de atuação, você deve saber como fazer uma gestão financeira eficiente. Sem esse conhecimento, você não conseguirá realizar tarefas como: definir preços para seus produtos ou serviços, administrar o seu capital, além de fluxo de caixa e outras atividades que envolvem as finanças do negócio.

Sua empresa pode até ter um responsável pelo departamento financeiro, mas você, como gestor, precisa desses conhecimentos para supervisionar o trabalho realizado.

Marketing

Você não precisa ser um expert na área, mas ter noções, mesmo que básicas, faz com que consiga entender melhor o mercado e identificar que tipo de ação surtirá mais efeito para atrair determinado público.

Você pode até dizer: “mas eu contratei uma agência de publicidade!” Ótimo! Mesmo assim você precisa ter uma noção básica. Caso contrário, ficará difícil monitorar os resultados e tomar decisões mais acertadas.

Liderança

O fato de ser dono de uma empresa não faz de você um líder. Liderança é uma característica que é conquistada e não apenas um cargo.

Existem os que são líderes natos e aqueles que precisam aperfeiçoar suas características para aprender como liderar e motivar a sua equipe da melhor maneira. Veja em qual perfil você se enquadra e vá à luta!

Leia também: Como motivar sua equipe e aumentar o desempenho da sua empresa

Há várias formas de buscar qualificação. Veja algumas dicas:

• Participe de palestras e seminários. A CDL de Fortaleza, por exemplo, realiza durante todo o ano eventos gratuitos. O “Cenários do Varejo“, que traz as novidades do setor apresentadas na Retail Big Show, em Nova Iorque, é um deles. Fique por dentro dos nossos eventos: www.cdlfor.com.br

• Faça cursos. Seja de graduação, pós-graduação ou extensão, o importante mesmo é se qualificar. Nossa escola de negócios, a Faculdade CDL, oferece cursos presenciais voltados para diversas áreas do conhecimento.
Veja aqui: www.faculdadecdl.edu.br

• Tenha a internet como aliada. Pensando na sua comodidade, nós disponibilizamos também uma plataforma on-line de educação corporativa: é a HSM Experience.

Lá, você encontra entrevistas, palestras e artigos memoráveis com os mais importantes nomes globais de gestão e liderança, negociação, marketing, inovação, empreendedorismo e muito mais. Para ter acesso, é preciso ser associado à CDL. Conheça: https://experience.hsm.com.br/spc/welcome

• Leia. Leia muito. Assim como o corpo, a mente também necessita ser alimentada. Portanto, leia livros de negócios, empreendedorismo, gestão, biografias… Enfim, qualquer leitura que te dê prazer.

São muitas as possibilidades de capacitação, não é? Por isso, fique sempre atento para não perder a chance de adquirir cada vez mais conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *