Como melhorar o atendimento ao cliente da sua loja

Um dos pilares de um negócio bem-sucedido é o atendimento ao cliente feito de forma eficaz. Mesmo que o financeiro esteja em dia, esteja aplicando as melhores estratégias de venda, se não houver um cuidado especial na hora do atendimento, vai tudo por água abaixo.

Algumas empresas são conhecidas pelo bom atendimento ao cliente e incorporam isso como um dos valores principais que regem seus caminhos.

O atendimento ao cliente é o ponto chave na hora de fidelizar clientes e efetuar vendas. Muito se deve que, mesmo que se tenha o melhor produto, um atrito na hora de atender ao consumidor pode comprometer toda uma estratégia.

Em tempos de crise como a que estamos vivendo, e precisando dar um empurrão na economia, criar estratégias que visam melhorar esse aspecto em uma loja pode significar a salvação de um negócio, seja ele pequeno ou grande.

Agora, a situação pede, além de atenção e educação com o consumidor, um cuidado pela saúde e preservação da vida.

Para ajudar os lojistas a entenderem como melhorar o atendimento ao cliente da sua loja, separamos algumas dicas importantes que podem ser aplicadas imediatamente. Confira!

Uma equipe saudável significa um bom atendimento ao cliente

Poucas equipes funcionam quando regras são impostas muito rigorosamente. Porém, quem está na posição de atender consumidores, precisa estar alinhado com as expectativas da empresa.

Quando um cliente procura um funcionário, seja ele vendedor, caixa, responsável pela troca de produtos, ele procura por esse funcionário representar a marca e esperar que o seu problema seja bem resolvido.

Pensando nisso, para melhorar significantemente o seu atendimento ao cliente, invista na capacitação de toda sua equipe, deixando que eles criem novas abordagens, sugestões e que possam demonstrar um pouco de sua personalidade, desde que tudo esteja de acordo com o alinhamento com a empresa.

Entenda o problema do seu cliente

Na grande maioria das vezes, um cliente procura uma loja a fim de resolver um problema; seja o produto, serviço ou informação que vai cumprir essa função.

O grande segredo é entender o que o cliente precisa para ajudá-lo.

Muitas empresas focam seus esforços de capacitação dos vendedores pelo simples fato de que são eles que fecham as vendas. Esse é um erro comum.

Muitas empresas têm problemas sérios com o pós-venda, que é um dos aspectos mais importantes na hora de fidelizar o consumidor.

Portanto, entender o que o cliente precisa e entregar, da melhor forma, ainda é a melhor estratégia para fechar vendas, conquistar clientes e atingir o sucesso da sua loja.

Esteja de acordo com as exigências atuais

O período que estamos vivendo pede alguns cuidados que não eram tão importantes há alguns meses atrás.

O cuidado com sua equipe e com seus clientes não é mais a diferenciação que uma marca oferta, mas uma demanda obrigatória dos tempos atuais.

Para evitar o contágio e preservar a saúde de todos, sua empresa precisa seguir as normas sanitárias à risca e entregar, além disso, uma experiência única.

É desafiador, mas o consumidor de hoje não é o mesmo de meses atrás. Ele está mais exigente, informado e não consumirá de uma loja que não tenha protocolos que protejam ele do risco.

Formule estratégias multicanais

A população brasileira está cada vez com mais acesso à internet e dispositivos como smartphones, tablets e notebooks.

Isso quer dizer que são pessoas que estão com maior acesso à informação e sabem o que querem.

A jornada de compra de um cliente de hoje é diferente do cliente de 10 anos atrás. Na hora de considerar comprar um produto, ele tem a sua disposição vídeos de especialistas sobre o produto, comparando com o concorrente, sites que reúnem reclamações e redes sociais da marca.

Isso quer dizer que o atendimento ao cliente não ocorre apenas na loja física. Seus clientes precisam ser atendidos nas redes sociais, nos e-mails, nas ligações, nas reclamações.

Mapeando todos os canais que o seu cliente pode chegar, é preciso criar estratégias para eles, respeitando os limites e o ambiente do canal em questão.

Aplicando algumas dessas dicas, os resultados são sentidos, desde que haja um acompanhamento e um parâmetro a ser seguido.

A CDL de Fortaleza oferece capacitações e todo o apoio que o comércio precisa. Em momentos como este que estamos vivendo, ter um parceiro assim pode ajudar lojas de varejo, serviços e empresas diversas a atingirem o sucesso.

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