O avanço da pandemia do novo Coronavírus fez acelerar ainda mais a digitalização do varejo em escala mundial.
O decreto do lockdown, que obrigou lojistas a fecharem as portas, fez com que muitos empresários buscassem alternativas para continuarem vendendo.
Tendo em vista as circunstâncias da doença, a medida mais viável e segura foi a adaptação da loja física para a loja online.
Na prática, a realidade observada foi que muitas empresas não estavam preparadas para essa transformação repentina.
Meses se passaram e muitas lojas continuam na luta para se adaptarem às necessidades do mercado e aos novos comportamentos dos usuários.
Mesmo que não seja possível prever o futuro, já se pode afirmar que o cenário do varejo nunca mais será o mesmo.
E a única forma de evitar que sua empresa perca clientes ou vá à falência é embarcando nessa jornada do comércio virtual.
Para isso, criamos um conteúdo durante a pandemia, com base nos dados do mercado, que vai ajudar a gerar insights nesse processo de digitalização do varejo.
O que mudou no varejo pós-pandemia?
Depois de meses de confinamento, a forma como conhecemos o varejo mudou e vai continuar mudando.
E os números do mercado provam isso!
Confira os principais dados de uma pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm):
– O comércio eletrônico brasileiro registrou, no primeiro semestre de 2020, sua maior alta em 20 anos, registrando 47% de crescimento nas vendas.
– O número de transações aumentou 65,7%, indo de 63,4 bilhões para 105,6 bilhões.
– Mais de 135 mil lojas aderiram às vendas online para continuar vendendo durante a pandemia.
– O Nordeste foi a região brasileira que registrou o maior aumento no faturamento, com alta de 60,9% sobre o mesmo período de 2019.
Além desses fatores, muitos varejistas precisaram encontrar soluções logísticas para que não faltassem produtos no estoque.
Como iniciar o processo de digitalização do varejo na sua empresa
Com todos os dados que já foram apresentados até aqui, ficou claro que não se pode ignorar ou adiar o processo de transformação digital da sua loja.
Você pode iniciar esse processo construindo a presença online da sua loja, para, em seguida, dar início à criação da sua loja virtual.
Para melhor entendimento, vamos destrinchar a seguir cada uma dessas etapas.
1 – Presença online
As redes sociais são grandes facilitadoras dos lojistas quando se trata de divulgação e relacionamento com o consumidor.
Atualmente, o Instagram e o TikTok possuem um fluxo maior de usuários, com altos índices de engajamento. Devido a isso, a concorrência nesses canais é bem grande.
Contudo, não se pode ignorar o Facebook, o Twitter e o Pinterest, pois dependendo do nicho em que você atua, esses canais podem proporcionar grandes resultados para o seu negócio.
Aqui vai uma dica: você não precisa criar uma conta em todas as redes sociais, você precisa estar onde seu cliente está.
Por isso, é imprescindível entender melhor o perfil do seu consumidor e identificar seus hábitos e quais meios utiliza para consumir informações.
Outra dica de ouro: as redes sociais foram feitas para as pessoas se relacionarem entre si. Não bombardeie seu cliente com ofertas, busque criar conteúdos que agreguem valor para sua marca.
2 – Criação da loja virtual
Existem muitos paradigmas que precisam ser quebrados quando se fala de criação de loja virtual.
Primeiro de tudo: a loja virtual é um negócio como qualquer outro e precisa de uma equipe para gerenciá-la.
Não se iluda que, ao colocar sua loja no ar, os produtos vão se vender sozinhos.
Muito pelo contrário. Vai ser preciso um árduo trabalho de cadastro de produtos e de divulgação para que haja um fluxo de clientes entrando na loja e com desejo de comprar.
Por isso, antes de criar sua loja online, esteja atento aos seguintes pontos:
– Pesquise sobre as plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, para escolher aquela que melhor atende as necessidades do seu negócio.
– Monte uma equipe que ficará responsável pelas operações do seu e-commerce.
– Para uma melhor gestão dos produtos, trabalhe com um sistema que integre loja física e virtual. Dessa forma, você não correrá o risco de vender um produto online que não está mais disponível no estoque físico.
– Contrate uma transportadora de confiança ou firme contrato com os Correios para a distribuição das suas encomendas.
– Escolha os meios de pagamento (cartões de crédito e débito, boletos e transferências bancárias) que vão trazer vantagens competitivas para seu o negócio.
Conclusão
A digitalização do varejo veio para ficar e os varejistas não podem ficar de braços cruzados esperando a pandemia passar.
Mas do que planejamento estratégico, vai ser preciso ter muita criatividade e disposição para manter os negócios funcionando.
E essas novas estratégias não devem se limitar ao período de pandemia, mas, sim, pensadas a longo prazo e com alto potencial de crescimento.