Estratégias para aumentar as vendas de fim de ano.

Passado o período da Black Friday, chegou a hora de colocar em prática as estratégias para aumentar as vendas de fim de ano.

O Natal e o Ano Novo são as principais datas para o comércio em dezembro, e sua loja precisa estar preparada para continuar vendendo.

Mas como está o estoque de produtos da sua loja? Você se programou para as vendas de fim de ano?

Pensando em ajudar você, separamos 4 dicas para você aplicar ao seu negócio e fechar o faturamento de 2020 com bons resultados.

1 – Ofertas atrativas

Se tem uma época em que você precisa caprichar nas ofertas é dezembro.

O clima natalino atrelado à chegada de um novo ano desperta nas pessoas o sentimento de renovação e faz com que elas estejam mais propícias a adquirir coisas novas.

Outro fator que faz aumentar o consumo de bens e serviços e movimentar a economia nesse período é o pagamento do décimo terceiro salário aos trabalhadores.

Por isso, tenha disponível em sua loja um mix de produtos para que o cliente tenha mais opções de compra.

Outra dica é criar combos de produtos relacionados com preços atrativos para aumentar o ticket médio da loja.

2 – Embalagens

Apostar nas embalagens é um dos grandes diferenciais para quem quer se dar bem nas vendas de fim de ano.

Isso porque muitos consumidores aproveitam o período para comprar presentes para os familiares e amigos.

Além disso, o tradicional amigo secreto, que acontece em muitas confraternizações, é o principal gatilho para inovar e oferecer embalagens personalizadas na sua loja.

3 – Condições de pagamento

Tão importante quanto criar ofertas atrativas é oferecer condições de pagamento que despertem o interesse de compra dos clientes.

Tenha em mente que muitos clientes já gastaram bastante na Black Friday e tendem a ser menos impulsivos com as compras de Natal e Ano Novo.

Para tentar driblar esse problema e continuar em alta com as vendas de fim de ano, você pode:

– Melhorar o parcelamento das compras de acordo com o valor comprado pelo cliente.

– Estender o prazo de início do pagamento para 60 ou 90 dias.

– Oferecer desconto nas compras à vista.

4 – Motivação dos vendedores

Os vendedores serão os principais aliados de qualquer loja nesse período.

Devido ao grande fluxo de consumidores em lojas e shoppings nesse período, a rotina de trabalho se torna mais desafiadora e os funcionários precisam estar motivados.

O primeiro passo é dar um treinamento para todos os colaboradores, determinando cuidados e ações que devem ser tomados no processo de atendimento.

Se possível, contrate funcionários temporários para dar suporte aos vendedores e não deixá-los sobrecarregados.

É importante também criar um plano de metas com bonificações mais atrativas, que irão fazer com que os vendedores deem o melhor de sim.

Essas bonificações podem ser:

– Uma comissão maior sobre as vendas;

– Prêmios por meta batida;

– Folgas para descanso;

– E o mais importante: reconhecimento pelo esforço e dedicação.

Conclusão

Percebemos, aqui, que as vendas de fim ano podem, sim, gerar grandes resultados, desde que haja planejamento e ações estratégicas.

Colocando todas as dicas aqui citadas em práticas, certamente sua loja fechará o ano com um bom faturamento.

Veja também: Atraia mais clientes. 5 tendências para vender mais durante a pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *