5 estratégias inteligentes de vendas para usar antes e depois da Black Friday
Sua cabeça está na Black Friday ou no antes e depois da Black Friday?
A data está se aproximando – para alguns, o “esquenta” já começou – e, com ela, a expectativa de aumentar as vendas no comércio. De acordo com a Opinion Box e a Dito, a intenção de compra dos consumidores subiu 43% na edição deste ano.
Mas, para aproveitar ao máximo essa temporada de descontos, é fundamental pensar em estratégias não apenas para o dia 29 de novembro, mas também para o período anterior e posterior a ele.
Neste artigo, vamos compartilhar dicas práticas e estratégias inteligentes que ajudarão sua loja a alcançar bons resultados e movimentar o varejo de Fortaleza. Será que você está realmente preparado para a Black Friday? Vamos descobrir agora!
Conteúdo
- Conheça o seu público-alvo
- Invista em ofertas antecipadas e personalizadas
- Crie urgência e escassez nas estratégias omnicanal
- Estratégias depois da Black Friday
- Atendimento ao cliente e pós-venda
1. Conheça o seu público-alvo
Essa dica é de praxe, mas nem por isso menos importante. Até porque nem todo varejista realmente conhece o seu público-alvo.
E, para alcançar bons resultados, é essencial entender quem são os seus clientes, quais são os seus desejos e as suas dores. Analise o perfil dos consumidores do seu negócio, os produtos mais desejados e os canais de comunicação que eles mais utilizam.
Esses dados ajudam a direcionar as suas ofertas e a criar campanhas segmentadas, pensadas para cada consumidor e distribuídas em canais realmente agregadores. Ou você usa o TikTok só porque está na moda?
A presença online é indispensável para o sucesso de qualquer campanha antes e depois da Black Friday, mas é preciso pensar estrategicamente o porquê do uso de determinado canal. Seu público realmente está lá?
Anúncios no Google e nas redes sociais, e-mails segmentados e parcerias com influenciadores locais podem ajudar a ampliar a visibilidade. Também é preciso testar diferentes formatos de anúncios para entender o que funciona melhor para o seu público.
2. Invista em ofertas antecipadas e personalizadas
Oferecer descontos exclusivos antes da Black Friday pode ser uma excelente maneira de fidelizar clientes.
Ofertas exclusivas para quem já é cliente ou para aqueles que se inscrevem em sua newsletter, por exemplo, ajudam a manter o interesse dos consumidores e criar um vínculo antes do grande dia.
E, se as ofertas forem personalizadas, ponto para você! Isso é um grande diferencial.
Use dados do histórico de compra de clientes para enviar ofertas direcionadas. Por exemplo, se um cliente comprou um item específico no passado, ofereça descontos em produtos complementares.
3. Crie urgência e escassez nas estratégias omnicanal
Uma das melhores estratégias para impulsionar as vendas é criar um senso de urgência.
Campanhas que destacam a escassez de produtos ou que possuem um prazo limitado de compra incentivam os clientes a tomarem decisões rápidas. Essa é uma técnica muito utilizada para aumentar as vendas em promoções como a Black Friday.
Para o varejo de Fortaleza, em que as compras físicas ainda têm um grande peso, o senso de urgência e escassez é aplicado também nas estratégias omnicanal.
Permitir que os clientes comprem online e retirem na loja física, ou vice-versa, é uma maneira de oferecer conveniência e agilidade, o que melhora a experiência do cliente.
4. Estratégias depois da Black Friday
A Black Friday acabou, e agora? Tira tudo da loja e do site? Não é por aí…
Muitos consumidores estão prontos para continuar comprando depois da Black Friday, especialmente se perceberem que ainda há boas ofertas.
Então, continue oferecendo descontos exclusivos ou crie campanhas de pós-venda que promovam outros produtos relacionados aos que foram comprados na Black Friday.
Leia mais:
>> Como o varejo está se preparando para a Black Friday?
>> Vendas B2B. Sua empresa pode aproveitar a Black Friday?
>> 4 erros que você deve evitar nessa Black Friday
5. Atendimento ao cliente e pós-venda
Você já chegou a um lugar em que o atendente falava com você olhando para o celular? Ou já enviou mensagem para um chatbot e ele respondeu outra coisa? Ou ligou pra loja e ela nunca atendeu?
Muitos de nós já passamos por algum tipo de situação assim. Esperamos que esse não seja o caso do atendimento do seu negócio.
Um bom atendimento é essencial durante e após qualquer venda. Invista em um atendimento rápido e eficiente para resolver dúvidas e lidar com trocas e devoluções.
Esse tipo de suporte é essencial para conquistar a confiança do cliente e incentivar futuras compras.
A Black Friday é uma oportunidade única para impulsionar as vendas e conquistar novos clientes, mas é preciso planejamento e estratégia. E uma boa estratégia não acontece sem medir os resultados.
Por isso, a CDL de Fortaleza oferece um Clube de Benefícios, incluindo soluções de marketing digital e inteligência artificial com a Agenzia MKT, que podem aumentar suas vendas em mais de 30%.
Analise as métricas de vendas, o tráfego no site, a conversão de anúncios e o engajamento nas redes sociais para entender o que funcionou bem e o que pode ser ajustado para campanhas futuras.
Com as dicas desse artigo, você poderá otimizar suas campanhas antes e depois da Black Friday, garantindo um bom resultado para o seu negócio.
Compartilhe a sua experiência com a gente!