Dia dos Pais: prepare-se para receber os clientes de forma segura e tranquila

Já é o segundo Dia dos Pais vivendo os reflexos da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo.

No comércio, muitos estão tentando sobreviver como podem, adaptados à nova realidade.

Agora, com as atividades retornando aos poucos aqui em Fortaleza, muitas empresas precisam se recuperar economicamente.

Aproveitando feriados e datas importantes, como essa do Dia dos Pais, que movimentam o comércio.

De acordo com pesquisa da plataforma de e-commerce Shopee, brasileiros pretendem gastar em média R$ 245 com o presente do Dia dos Pais.

Quando questionados sobre os produtos que estão na intenção de compra para o Dia dos Pais, os entrevistados revelaram uma lista de itens preferidos.

Calçados (sapatos e tênis) têm 16% das intenções de compra, seguidos de acessórios (relógio, carteira, óculos e boné) e eletrodomésticos.

Importante aproveitar e também pensar estrategicamente o funcionamento adequado do seu ponto de venda.

Para que este retorno seja seguro, não podemos relaxar, não é mesmo?

Sua loja precisa mostrar aos consumidores que ela cumpre todos os protocolos sanitários.

Isso dá a eles mais segurança e tranquilidade na hora das compras.

Mantenha a sua equipe e os seus clientes protegidos

É importante que as empresas adotem um cronograma interno de segurança e que também comuniquem ao seu cliente tudo o que está sendo feito.

Seja pelas redes sociais ou por meio de cartazes e atendimento aos clientes no ponto de venda.

Assim, você cuida da saúde de seus colaboradores e da sua equipe de vendas, que trabalha diretamente com o público.

Além disso, mostra aos clientes que seu estabelecimento é um ambiente seguro, que prioriza a saúde e o bem-estar acima de tudo.

Respeito aos protocolos sanitários

A adoção das medidas sanitárias ajuda a diminuir as chances de contaminação da sua equipe e dos seus clientes.

Confira os principais protocolos sanitários que devem ser observados para ter uma loja segura, de acordo com o decreto estadual:

• Disponibilize aos colaboradores e clientes meios para higienização das mãos com álcool 70%.
  • Oriente a equipe em relação à obrigatoriedade do uso correto da máscara e seu manuseio para guarda ou descarte.
  • Permita, no interior das lojas de comércio varejista no máximo uma pessoa a cada 7 m² de área total, incluindo colaboradores e clientes.
  • Instale uma barreira física entre os colaboradores que atuam nos caixas e os clientes e sinalize o distanciamento de 2 m entre as pessoas.
  • Impeça a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara.

Presença digital faz a diferença

A pandemia também reforçou para as empresas a importância da presença digital, tanto para as vendas, quanto para manter o relacionamento com os clientes.

Para o diretor de Canais e Marketing, Elio Silva, a proximidade com o cliente é um dos maiores desafios do varejo.

Podemos destacar, principalmente, o crescimento dos serviços de delivery, e-commerce, marketplaces e novos canais de comunicação e de distribuição dos produtos.

De acordo com pesquisa da Shopee, 70,5% dos brasileiros costumam usar o e-commerce para comprar presentes em datas comemorativas.

A pesquisa também apontou os quatro principais fatores que levam os consumidores às compras on-line.

66% responderam que são motivados por cupons de frete grátis, 57,1% afirmaram que são os preços baixos, 56,6% as promoções, e 54% a variedade de produtos disponíveis.

Então, prepare as promoções estratégicas para o Dia dos Pais e aumente as chances de venda.

Desenvolva um plano para suas entregas

Atrasos na entrega em datas comemorativas como o Dia dos Pais podem gerar desconfortos que irão impactar diretamente na imagem da sua loja.

Por esse motivo, tenha cuidados redobrados em relação a aspectos como prazo de entrega e preço do frete.

Mantenha todas as informações atualizadas e tente otimizar ao máximo o tempo de produção e envio.

Um posicionamento bem elaborado para o seu negócio fará toda a diferença durante esse período intenso e concorrido que está por vir.

Confira também:

·       Seja um Associado CDL de Fortaleza