Como o varejo está se preparando para a Black Friday?
Você já deve ter percebido que, em muitos lugares, a Black Friday já começou.
As semanas que antecedem o dia D servem como um “esquenta”, já com algumas promoções em andamento.
A cada ano, a Black Friday se torna uma data cada vez mais importante no calendário promocional do varejo.
Dois pontos quentes que os varejistas estão considerando são as vendas on-line e a variedade nas formas de pagamento.
A Criteo destacou as principais maneiras de encontrar novos produtos para comprar.
São elas: sites de pesquisa (39%), lojas físicas (33%), sites de marca e aplicativos (32%), sites e aplicativos de varejo (29%) e anúncios on-line (26%).
Então, mesmo com a reabertura total das lojas físicas, o consumidor não abandonará seus novos hábitos de compra digital adquiridos na pandemia.
Omnichannel
Para o consumidor, não existe separação clara entre digital e físico.
De acordo com a Linx, especialista em software para o varejo, em 2020, houve um aumento de 69% no número de pedidos omnichannel.
Pra quem desconhece, são pedidos feitos on-line e retirados nas lojas físicas ou nos drive-thrus, por exemplo.
Segundo o E-commerce Brasil, o ship from store (envio de produtos a partir do estoque das lojas físicas) foi o destaque da Black Friday 2020.
Esse tipo de venda aumentou 142% na comparação anual, mostrando claramente que o varejo se reinventou durante a pandemia.
Mobile em primeiro lugar
O celular vem assumindo o protagonismo para os consumidores.
Eles transformaram os smartphones em seu principal canal de relacionamento com marcas e produtos.
Na Black Friday 2020, 40% das vendas do varejo foram feitas a partir de dispositivos móveis.
O varejo está cada vez mais adotando uma estratégia que privilegia a construção de e-commerces que funcionem bem nos smartphones.
Quem tem plataformas mais antigas já está se adaptando e tentando trocar seu serviço.
Sem contar que, hoje em dia, as vendas digitais não precisam necessariamente de um e-commerce.
Seus perfis nas redes sociais e o WhatsApp também são ferramentas importantes de relacionamento e vendas.
Categorias mais procuradas do varejo
De acordo com a Ebit/Nielsen, na intenção de compra para a Black Friday deste ano, o top 10 de categorias do varejo são:
- Eletrônicos (44%)
- Eletrodomésticos (39%)
- Casa e Decoração (30%)
- Informática (29%)
- Moda e Acessórios (28%)
- Cosméticos e Perfumaria (24%)
- Telefonia/Celulares (23%)
- Livros (18%)
- Games (15%)
- Alimentos & Bebidas (14%)
Aqui na região Nordeste, a previsão dos artigos mais procurados é: eletrônicos, eletrodomésticos e informática.
Uma pesquisa desenvolvida pelo Facebook com foco nas tendências da Black Friday 2021 no Brasil listou os critérios decisivos para a compra de produtos em geral.
São eles: frete grátis (54%); preço (51%); e qualidade do produto (48%).
Métodos de pagamento e promoções
Neste ano, os pagamentos instantâneos, como o Pix, são os protagonistas.
Para alavancar as vendas, alguns negócios estão oferecendo vantagens em utilizar esse tipo de pagamento durante a Black Friday.
Os clientes estão cada vez mais monitorando preços para garantir boas compras.
Por isso, é importante que os vendedores estejam atentos aos preços dos concorrentes e se planejem para trabalhar com ofertas e promoções.
Então, na Black Friday 2021, é preciso focar ofertas reais e atrativas.
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