Os 4 pilares de uma boa liderança

Quais os ingredientes que fazem um bom líder? Quais são os pilares de uma boa liderança para desenvolver uma equipe para atingir objetivos?

Erroneamente, muitas pessoas atribuem liderança a um cargo de chefia, como um supervisor, gerente ou coordenador. Mas o fato é que liderança pode surgir e se desenvolver em qualquer parte da equipe, em diversos setores.

Saber identificar um bom líder é o passo fundamental para definir o sucesso de uma empresa em atingir os objetivos ou fracassar totalmente.

Isso porque um líder tem como papel principal aliar os objetivos de uma empresa, com o bem-estar, a motivação e os resultados de um time. Saber exercer essa liderança é um caminho fundamental para obter excelentes resultados de uma equipe.

Por isso as empresas procuram desenvolver alguns pilares que conduzam líderes a sempre buscar uma excelência nos resultados.

Quais são eles? Separamos 4 pilares com compõem uma boa liderança.

1- Desenvolver a empatia

Um bom líder consegue gerenciar uma equipe muito bem. Um líder que inspira consegue agregar pessoas e superar obstáculos mais facilmente.

Boa parte desse “tato” é desenvolvido pela empatia que o líder tem.

Saber se colocar no lugar do outro é fundamental para cultivar um bom relacionamento e reforçar a hierarquia em um time. Dessa forma, as relações são baseadas em respeito e o caminho fica livre para que qualquer pessoa possa procurá-lo.

Criar uma conexão com sua equipe ajuda na tomada de decisão, na gestão, promoção e até impacta nos resultados finais da empresa.

2 – Comunicação eficaz

Um líder precisa se comunicar com sua equipe de maneira eficaz. Qualquer ruído nessa comunicação pode gerar atritos e comprometer o resultado de uma empresa.

Em uma equipe harmoniosa, o diálogo é fundamental e o líder precisa criar a ponte em que as pessoas da equipe se sintam à vontade e confiem em dialogar com ele.

3 – Competências técnicas + capacidade de gestão

Dominar as habilidades técnicas do setor é um grande passo inicial para ser um bom líder, mas não é o fator determinante.

Nem sempre, por ser muito bom no que faz, um colaborador está a para se tornar um líder. A capacidade de liderança é inerente à habilidade técnica, embora essa seja um grande diferencial para um líder.

Conseguir alinhar conhecimento com habilidade de gestão, desenvolvendo pessoas, é o que configura um bom líder.

4 – Foco em resultados

Qualquer pessoa em um cargo de liderança tem que equilibrar diversos fatores, como gestão pessoal,  habilidade técnica, resolução de problemas e, principalmente, entrega de resultados.

A questão é que de nada vai importar ter uma equipe harmônica, com profissionais aptos e competentes se a gestão não apresentar resultados concretos para a empresa.

O líder, além de desenvolver todas essas competências, precisa levar a equipe para o caminho correto.

Dessa forma, ele precisa definir metas, indicadores e entregar os componentes necessários para que os profissionais da equipe realizem o trabalho para que os resultados sejam atingidos.