Dark Kitchen. O que é essa nova tendência de restaurantes?

Você já pode até ter consumido em um restaurante que tem dark kitchen, mas não percebeu. E é essa a intenção.

Restaurantes dark kitchen são aqueles em que não há um espaço para consumo como um restaurante normal, com mesas, cadeiras e garçons.

Por trabalhar exclusivamente com delivery, esse modelo de restaurante não precisa necessariamente de uma localização para funcionar.

O crescimento dos aplicativos de entrega de comida pavimentou o caminho para que esse modelo fosse replicado e ganhasse força por conta da pandemia do novo coronavírus, que obrigou as pessoas a ficarem em casa.

Muitos restaurantes viram nessa forma uma saída para sobreviverem ao pouco movimento de pessoas que entravam nos estabelecimentos e até mesmo para o fechamento obrigatório.

O sucesso foi tanto que alguns restaurantes têm adotado definitivamente o modelo como formato principal de negócio.

Dark kitchen x Restaurantes tradicionais

Enquanto os restaurantes tradicionais enfrentavam uma das piores crises comerciais conhecidas, os restaurantes em modelo dark kitchen viam seus clientes aumentarem e o negócio expandir.

Mas quais as principais diferenças de um modelo para o outro?

Os restaurantes tradicionais dependem de muitas variáveis que os restaurantes dark kitchen não dependem, como localização, estrutura de salão, atendimento, por exemplo.

Consumidores que costumam ir a restaurantes têm um alto nível de exigência que não é focado apenas na comida, mas o serviço do garçom, a apresentação dos pratos, o clima do estabelecimento, estacionamento seguro e o endereço do restaurante.

Os restaurantes dark kitchen não precisam estar em endereços nobres para funcionar e nem mais do que uma cozinha muito bem estruturada.

Muitos deles utilizam uma casa comum com uma cozinha ampliada, pois o foco principal é no preparo e na entrega das refeições.

Menor custo e maior diversidade de cardápio

Restaurantes com cozinha fantasma saem na frente dos tradicionais por conseguirem apresentar uma maior diversidade de cardápio.

Isso se deve ao fato de que um restaurante pode atender várias marcas sem precisar se preocupar com a estrutura, vide que o principal é a comida.

Logo, a equipe especializada e focada em cozinheiros e ajudantes de cozinha, bem como pessoal para manter a limpeza e entregadores.

Os custos com aluguel e estrutura, em geral são menores por não precisarem de instalações para atender clientes, garçons e custos estruturais, além de que podem escolher localizações mais baratas sem comprometer a clientela.

Por isso, o custo de um restaurante dark kitchen é menor do que o de um restaurante tradicional.

Desafios de um restaurante dark kitchen

Assim como qualquer outro comércio, restaurantes que optam por essa modalidade também enfrentam desafios tanto pela peculiaridade do serviço como os já conhecidos de qualquer empresa.

Além do fato do empurrão inicial, as dark kitchens são inteiramente dependentes do serviço de delivery e de aplicativos de entrega de comida.

>>Leia também: 4 dicas cruciais para deixar o seu delivery cada vez melhor.

Logo, é mais desafiador encantar o seu cliente quando não pode contar com estratégias como um salão de jantar acolhedor e interessante, ou até mesmo temático; apresentações musicais ou eventos que possam chamar clientes ao restaurante.

As dark kitchen dependem do relacionamento apenas pela internet e o contato físico com o cliente ocorre por outras empresas, como as de entrega, que, muitas vezes, não entregam a qualidade que o restaurante preza.

A verdade é que as dark kitchens estão crescendo e entregando uma outra possibilidade de consumo. Por conta da alta dos serviços de delivery, o caminho para esse modelo se torna viável e com muito espaço para crescimento.

Muitos restaurantes estão adotando essa modalidade, somando ao tradicional ou investindo em franquias apenas de delivery.

Ainda é cedo para dizer se esse é o modelo do futuro em relação a esse setor, pois, devido à pandemia, as necessidades precisaram ser adaptadas.

Tem pensado em montar uma dark kitchen ou tem um restaurante de delivery? Deixe o seu negócio mais fortalecido sendo um associado CDL de Fortaleza e descubras as vantagens de estar junto aos demais empresários da cidade.

Clica na imagem abaixo, preencha o formulário e fale com um de nossos consultores especializados.