Clicky

Da comida típica aos passeios culturais: ruas do Centro da cidade marcam os 297 anos de Fortaleza

A capital de Fortaleza celebra 297 anos nesta quinta-feira, 13 de abril, e, para relembrar tantos momentos marcantes, o Centro da cidade, que respira história, é o bairro que possui mais características que fazem parte dessa trajetória.

Pessoas, hábitos e arquiteturas marcam características únicas na região. E para relembrar os pontos turísticos de Fortaleza, convidamos você a fazer um tour pelo Centro.

O famoso pastelzinho com caldo de cana da Leão do Sul

A famosa pastelaria Leão do Sul, no Centro, tem mais de 80 anos de existência. Tornou-se ponto de encontro e até atrativo turístico do bairro, vendendo o delicioso pastel com caldo de cana.

Localizada na Praça do Ferreira, atende aos paladares mais exigentes de seus clientesA pastelaria tem o charme de um lanche rápido ao pé do balcão. O ambiente é simples e aconchegante. Possui três sabores de pastel: carne, queijo e frango, que podem ser saboreados com um gelado caldo de cana feito na hora.

Aos fãs de pastel que vão ao Centro, já tem parada certa.

O agradável passeio em família aos fins de semana no Passeio Público

A Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade. Além da bela vista para o mar, a praça possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado por Senador Pompeu em 1910. Estátuas que lembram La Belle Époque, o estilo francês que predominava junto ao fortalezense, notadamente na década de 1920.

Hoje, com uma das mais saborosas feijoadas de Fortaleza, o Café Passeio Bar e Restaurante se destaca pela boa comida aos fins de semana, com uma vista para o mar e música instrumental.

As noites musicais do Natal de Luz

O Ceará Natal de Luz nasceu da criatividade e da união das forças do bem, realizado através do poder aglutinador e transformador do Instituto CDL de Cultura e de Responsabilidade Social.

É um evento em constante evolução, sempre se reinventando para criar um Natal rico em cearensidade. O Ceará Natal de Luz traz em cada atração a energia dos artistas locais traduzida em música, dança e teatro, e se tornou destaque nacional, impulsionando o nosso turismo e fazendo parte do calendário de eventos oficiais do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará.

Nos palcos do Ceará Natal de Luz, brilham a arte, o pensar sustentável e o incentivo à economia da cidade de Fortaleza.

Os passeios culturais do Museu do Bode Ioiô

Bode Ioiô foi um famoso bode que viveu na cidade de Fortaleza no início do século XX. Figura folclórica da cultura popular cearense, Ioiô costumava perambular pelas ruas centrais da cidade, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira, antigo centro cultural da capital, e que lhe davam cachaça para beber.

Inaugurado em 2022, na Cidade das Crianças, no Centro de Fortaleza, o Museu do Bode Ioiô carrega toda a característica temática da figura popular do personagem, com obras de arte, artesanatos, fotografias, obras de literatura popular e publicações com a temática do famoso bode, além dele próprio, o Bode Ioiô.

Vale a pena a visita. Um passeio divertido e cultural para crianças e adultos.

O encontro na Praça dos Leões

O local onde está situada a Praça General Tibúrcio ou Praça dos Leões, como é conhecida pela população, era antes um largo areal em frente ao Palácio do Governo e à Igreja do Rosário.

Em 1847, as fortes chuvas causaram grandes fendas no largo devido à diferença entre o seu nível e o da Rua de Baixo. No entorno da Praça dos Leões, estão localizados prédios históricos como a Igreja do Rosário, a Academia Cearense de Letras e o Museu do Ceará.

Que tal aproveitar essas dicas especiais em comemoração ao aniversário de Fortaleza para fazer um tour cultural no Centro da cidade?


Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *