Reforma Trabalhista: nova lei já está valendo. Veja o que mudou!

A lei n° 13.467, que trata da Reforma Trabalhista, entrou em vigor no último sábado (11/11), alterando mais de 100 itens da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O fortalecimento da negociação entre empregado e empregador é o ponto principal da Lei, prevalecendo “o negociado sobre o legislado”. Com isso, a negociação coletiva terá mais peso do que a lei em situações específicas como salário, jornada de trabalho e férias.

Empregadores estão otimistas com a aposta de dinamização do mercado de trabalho e a perspectiva de criação de novos empregos.

O presidente da CDL de Fortaleza, Severino Neto, destaca alguns pontos da nova lei, como a prevalência do acordado sobre o legislado, a possibilidade de o trabalhador parcelar as férias em até três vezes e o trabalho intermitente, que permite que o empregado atue somente por alguns dias da semana ou algumas horas do dia, negociadas com o empregador.

“Nós do comércio temos grande movimento no sábado e pequeno movimento na segunda-feira. Você pode contratar em horários alternados para o final de semana. E há regras para que isso não seja explorador”, defende. “O trabalho intermitente dá mais possibilidades de contratação”, argumenta.

Empresas estão otimistas com reforma trabalhista

Reforma trabalhista só afetará novos contratos de trabalho

É o que defende também o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira: “a modernização da legislação trabalhista vai permitir a criação de milhões de novas vagas de emprego no médio e longo prazos. Haverá, sem dúvida, melhora no ambiente de negócios, o que estimulará novas contratações”.

Para o ministro, além de gerar empregos, a reforma deve reduzir o litígio na Justiça do Trabalho”. “Apenas no ano passado, foram 3 milhões de novas ações de processos protocolados. Isso não é bom nem para as empresas, nem para os trabalhadores porque demonstra que falta segurança jurídica”, destaca Nogueira.

Segundo o Ministério do Trabalho, as novas regras valem para os trabalhadores com carteira assinada, exceto os que têm contrato específico firmado com o empregador. Nesse caso, terão de ser firmados aditivos contratuais com as modificações.

Veja como era a legislação trabalhista e como ficará com a nova lei:

Mais informações, acesse: www.brasil.gov.br/trabalhista