Precificação: como acertar no valor dos produtos para vender mais

Sabe aquele produto que vende pouco na sua loja? Você já parou para se perguntar se o problema está na qualidade ou no preço?

A precificação é uma estratégia que vai ajudar você exatamente neste processo.

Definir preços não é uma tarefa fácil, por isso a importância de criar uma boa estratégia de precificação.

Essa metodologia ajuda os empresários a estabelecer preços adequados para produtos e serviços nas empresas.

O objetivo é garantir que o valor de venda seja suficiente para cobrir todos os custos e, claro, gerar lucro. Mas é preciso ir além disso.

Uma estratégia de precificação verifica, também, se o preço está coerente com o poder de compra dos consumidores.

Afinal, não adianta estabelecer um bom preço para a sua loja se o mercado não reagir positivamente a ele.

Precificação é questão de sobrevivência

Ao contrário do que muitos pensam, precificação não é somente analisar os preços da concorrência.

Trata-se de uma estratégia aprofundada que determina a saúde financeira e o potencial de uma empresa.

Por ser desafiadora, 89% dos empresários brasileiros não sentem confiança na hora de estabelecer preços, segundo pesquisa da startup Preço Certo.

Com uma boa estratégia de precificação, a empresa tem o equilíbrio entre gastos e lucros, resultando num bom retorno financeiro.

Portanto, a precificação é sinônimo de sobrevivência num mercado tão competitivo.

Tipos de estratégia de precificação

São muitas as estratégias de precificação que você pode adotar dentro do seu modelo de negócio.

Dentre as mais comuns, podemos citar a avaliação da concorrência, preço com base na demanda, preço fixo por pacotes, dentre outros.

Independente do modelo que você escolher, é importante adotar boas práticas para precificar os seus produtos ou serviços.

A CDL de Fortaleza separou 6 para você se basear na hora de montar a sua estratégia de precificação. Confira:

1. Organize todos os custos envolvidos na produção e na venda da mercadoria, inclusive os custos fixos da empresa.
  2. Lembre-se de incluir impostos, taxas e outras despesas variáveis.
  3. Defina uma margem de lucro para o produto com base na sua expectativa de retorno.
  4. Estude não só a concorrência, mas também o seu público-alvo.
  5. Utilize indicadores como a margem de contribuição para calcular o preço de venda e garantir os custeios das despesas.
  6. Leve em consideração a projeção de vendas para definir preços.

Ir além da precificação

Com a estratégia de precificação alinhada na sua empresa, agora é preciso ir além.

É o melhor momento para adotar um processo comercial eficiente para conquistar mais clientes.

Agora que você chegou aos melhores preços para a sua empresa e para os seus clientes, é importante investir em outras áreas.

O seu setor de marketing e de vendas precisa estar alinhado com todo o processo para garantir mais vendas.

Nesta parte da estratégia, você pode adotar uma régua de cobrança e um controle financeiro para garantir que tudo está indo bem.

Dessa forma, você tem a certeza se a sua estratégia de precificação é eficiente ou se precisa melhorar.

Mais benefícios e vantagens para o seu negócio

O Associado CDL de Fortaleza conta com diversos benefícios e vantagens para toda a sua empresa.

Independente do tamanho, seja ela micro ou grande, nós temos uma solução pensada para você.

Além disso, em nossas redes sociais e blog, temos conteúdos ricos e diversos para que você possa aperfeiçoar a sua gestão.

Os temas vão desde dicas de rotina até implementação de metodologias importantes.

Confira: