A importância do Dia Livre de Impostos para o comércio

O Dia Livre de Impostos (DLI) é uma campanha da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), que acontece hoje (27) em lojas físicas e on-line.

Trata-se de uma data para promover mais conhecimento à população sobre como uma tributação abusiva limita o poder de compra.

Consequentemente, devido à quantidade e aos valores dos impostos, as vendas de milhares de empresas reduzem.

O Dia Livre de Impostos engloba, inclusive, um diálogo mais amplo, a respeito de como esta alta carga tributária freia o crescimento econômico de todo o País.

Para ter uma noção de como isso é preocupante, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto.

Além disso, ainda está em último lugar como o país que melhor retorna esse dinheiro para a população.

O brasileiro trabalha, em média, 153 dias (cerca de 5 meses) por ano só para pagar impostos.

Apenas nos setores de maquiagem e eletrônicos, por exemplo, as cargas tributárias podem chegar a 58%.

O que a sua empresa ganha com o Dia Livre de Impostos?

As empresas participantes do Dia Livre de Impostos comercializam produtos e serviços isentos de impostos, arcando elas mesmas com os custos neste dia.

É uma maneira dos lojistas materializarem esta conscientização para que os consumidores sintam o real impacto dos impostos em suas vidas.

O Dia Livre de Impostos aumenta o poder de consumo dos clientes, mesmo que seja apenas por um dia.

É uma ação bastante atrativa para quem deseja economizar e desperta o desejo pela compra.

Portanto, as empresas participantes atraem mais consumidores para aquecer as vendas.

No DLI, cada lojista pode selecionar pelo menos cinco itens que serão vendidos no valor equivalente ao que custaria sem o acréscimo dos impostos.

Cenário local

A expectativa para o Dia Livre de Impostos 2021 é atingir até 70% de desconto nas vendas.

“Sabemos que as pessoas estão precisando vender seus produtos e os consumidores também passam por limitações financeiras, é uma oportunidade de eles comprarem sem imposto e com descontos”, comenta Roberto Leite Júnior, presidente da CDL Jovem.

Em Fortaleza, os consumidores que quiserem aproveitar de perto a ação, podem conferir os produtos livres de tributos nos Shoppings Eusébio, Iguatemi, North Shopping Fortaleza e Jóquei, além de algumas lojas de rua.

“Com tributos menores, consumiríamos bem mais”, completa Roberto Leite Júnior.

A CDL Jovem está com uma exposição nos shoppings participantes, demonstrando os valores de impostos pagos em produtos que os consumidores usam no dia a dia.

A CDL de Fortaleza já está ansiosa pelos resultados que irão movimentar o comércio local e dar mais fôlego para as empresas neste período.

Aproveite o Dia Livre de Impostos! Boas vendas e boas compras!