Ainda vale a pena os lojistas investirem em delivery?

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nos últimos 12 meses, 91% dos brasileiros realizaram alguma compra pela internet.

O número representa um crescimento de cinco pontos percentuais na comparação com levantamento realizado em 2019.

Foram entrevistados 958 consumidores, com idade igual ou superior a 18 anos, de todas as classes econômicas.

Por conta da pandemia, da maior permanência das pessoas em casa e das restrições de funcionamento de bares e restaurantes.

Odelivery foi a categoria de compra e venda que mais cresceu no Brasil.

Dispositivos mais utilizados e produtos mais vendidos

O dispositivo mais utilizado para compras on-line foi o celular (87%), já que é mais prático, seguido por notebook (40%) e desktop (28%).

Os consumidores fizeram em média oito compras na internet nos últimos 12 meses.

O setor de vestuário, calçados e acessórios ficou em segundo lugar na lista de produtos e serviços com mais compras pela internet em 2021 (45,30%), ficando atrás apenas das comidas por delivery (54,80%).

Crescimento do e-commerce

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, as vendas cresceram 68% e o peso do e-commerce no faturamento total do varejo passou de 5% no final de 2019 para um patamar acima de 10% em 2020.

O setor de vendas on-line registrou um salto recorde em 2020, refletindo o aumento na demanda por conta da pandemia do coronavírus e também o maior número de empresas que decidiram entrar no comércio eletrônico.

Muitos lojistas investiram nas vendas on-line e, consequentemente, adaptaram o seu negócio para atender remotamente e com serviços de delivery, que só têm crescido cada vez mais, por conta das mudanças na forma de consumir.

Uma das inúmeras vantagens de estar em uma loja virtual é o baixo valor investido inicialmente.

Além disso, as plataformas de vendas costumam impulsionar o seu negócio de maneira simples e rápida.

As mensalidades pagas pelo uso de uma plataforma de vendas on-line, como o Lojas Aki, por exemplo, podem ser rapidamente compensadas pelo fluxo de vendas que esse tipo de comércio proporciona, o que torna seu negócio sustentável em muito menos tempo.

Se você também está planejando investir em delivery e entregas on-line, tenha em mente que, para que seja bem-sucedido, é preciso que seu aplicativo ou site de vendas tenha potencial de atrair um bom número de clientes.

Confira: