Como alavancar as vendas no São João

O desafio de alavancar as vendas no São João, neste ano, é maior. A pandemia do novo coronavírus está sendo um dos momentos mais marcantes dos últimos 80 anos.

O mundo ficou atento a essa nova doença que exigiu que as pessoas recuassem para evitar o contágio e os comércios suspendessem suas atividades.

O resultado disso é a diminuição das vendas e a mudança de tradições, antes nem questionadas. É o caso da festa de São João.

Uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros e, principalmente, pelos nordestinos, o São João vai além da tradição religiosa e é uma festança tradicional com muita comida típica, música, dança e brincadeiras.

Para o comércio, é mais uma data comercialmente forte, com um apelo único e consumidores bem específicos, que movimenta lojistas de varejo, restaurantes e serviços diversos.

A questão é: como alavancar as vendas do São João durante uma das maiores crises sanitárias do mundo?

O novo São João

É certo que o São João deste ano será diferente de todos os últimos vividos nos últimos anos. É preciso que a população consiga se adaptar a uma nova realidade que atinge a todos.

Com a festa junina, não vai ser diferente.

Antes um grande evento com shows, muita festa típica nas empresas, escolas e feiras nas cidades nordestinas, hoje a data precisa ser reinventada, para apresentar de forma diferente a tradição junina.

Shows foram cancelados e eventos que costumavam acontecer durante o período junino foram adiados ou transmitidos pela internet, como missas, procissões e outros tipos de evento.

Para o comércio, não vai ser diferente, e os lojistas precisarão encontrar novas formas de chegar aos clientes e dar vazão aos produtos e ao planejamento inicial.

Em Fortaleza, aos poucos, estão sendo retomadas as atividades do comércio, em fases determinadas pelo Governo, o que ajuda nas vendas no período do São João.

Entenda a nova situação

A pandemia do novo coronavírus atingiu o mundo todo, dos países ricos aos mais pobres, sem exceções. É algo que não foi exclusivo de um ou dois países.

A doença atingiu milhões de pessoas e, em Fortaleza, não foi diferente, sendo esta uma das cidades mais afetadas do Brasil.

Por isso, é importante, para a retomada das vendas, entender a nova situação em que a cidade se encontra.

Medidas sanitárias estão mais rígidas e o consumidor está mais atento a isso. Negar essa nova realidade pode afetar as vendas e espantar os clientes que queiram consumir o seu produto, mas não sintam segurança.

O Governo do Estado emitiu um protocolo de segurança sanitária que ajuda os comerciantes a implantarem ações que evitam o contágio, salvaguardando os clientes e os funcionários.

Use a criatividade

Nesse período, a criatividade é a melhor aliada do comerciante. Pela restrição que o isolamento impôs à população, lojistas e vendedores estão tendo que pensar em estratégias diferentes para vender bem.

A festa junina, como tema, deixa um leque enorme de opções para criar ações de promoção de venda.

Quem já vende pela internet pode adaptar a experiência do seu consumidor, seja no site, seja nas redes sociais.

Abrace o tema, entre no clima junino e ofereça produtos que tenham a ver com o cotidiano dos consumidores, mesmo que eles estejam em casa.

>>Baixe GRÁTIS o e-book O Guia Definitivo Para Vender Mais em Datas Comemorativas.

Para quem tem restaurantes e lanchonetes, investir em comidas típicas já é o esperado, mas como nem todos estão abertos, o contato do cliente com a sua marca é pelo delivery ou drive-thru.

Personalizar essa entrega é fundamental para mostrar aos consumidores que, mesmo com o comércio fechado ou ainda sem movimento físico no local, a sua loja está trabalhando para oferecer um diferencial.

Interaja com eles pelas redes sociais e se engaje no relacionamento, a fim de fidelizar clientes para quando os dias melhores chegarem.

Esse período é desafiador, mas, com as parcerias certas, fica mais fácil retomar as atividades normais.

Para isso, conte com a CDL de Fortaleza. Clique no banner abaixo e descubra como a CDL pode ajudar o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *