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Black Friday 2022: expectativas para o comércio varejista

A Black Friday 2022 está chegando e você já deve estar se preparando para esse evento tão importante do varejo.

Estar pronto para atender o seu consumidor da melhor forma é um caminho mais assertivo.

Conhecendo bem quem consome o seu produto, é possível oferecer ofertas e descontos que fortaleçam a relação entre vocês.

Quer saber o que esperar da Black Friday 2022, principalmente para o comércio varejista? Continue lendo este artigo!

Recuperação da economia do comércio varejista

O varejo como um todo está se recuperando do fechamento de muitos comércios físicos, depois da pandemia.

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 1,96% no primeiro trimestre de 2022.

O resultado ficou acima do PIB brasileiro, cujo índice atingiu 1,7%.

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram crescimento.

Em maio de 2022, as vendas no comércio cearense aumentaram 6,1%, comparado com igual período de 2021.

E a projeção com os próximos eventos, como Black Friday, Copa do Mundo e Natal, é de aumento no fluxo de vendas.

De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), as vendas devem ter um aumento de até 12% no segundo semestre desse ano.

Para a Black Friday 2022, a estimativa da ABComm é de que a projeção seja de R$ 6,05 bilhões, o que representa um crescimento de 3,5%.

O que esperar da Black Friday 2022?

Em 2021, foram R$ 5,4 bilhões faturados nesse período, de acordo com levantamento da Neotrust.

Ebit/Nielsen também divulgou dados positivos sobre a Black Friday do ano passado: o ticket médio dos clientes aumentou em 16%.

Com base nesses números e com a recuperação do comércio pós-pandemia, as expectativas para a Black Friday 2022 também são muito boas.

Em 2021, o comércio eletrônico foi o canal campeão de vendas na Black Friday, o que não é de surpreender, já que o setor cresceu muito nos anos da pandemia.

Com a volta das lojas físicas, a experiência omnichannel se torna uma tendência de investimento para os empreendedores.

É preciso, sobretudo, saber onde está o seu consumidor (se na loja on-line ou física) e estar focado nele.

Em 2021, clientes entre 26 e 50 anos foram os que mais compraram durante a Black Friday.

Copa do Mundo + Black Friday

Neste ano, uma das coisas mais inéditas será a Copa do Mundo, que começa no mês da Black Friday.

O Brasil estreia no dia 24 de novembro, às 16h, na véspera da sexta-feira mais esperada pelos comerciantes e consumidores.

De acordo com a Behup, 56% dos consumidores pretendem comprar algum produto durante a Copa do Mundo, e 72% deles têm planos de consumo para a Black Friday.

Os três tipos de produtos mais em alta durante o período de jogos são: roupas e acessórios (20%); eletrônicos (15%); e supermercado (14%).

Dados do evento “Black Friday Connections Store”, que aconteceu em São Paulo, indicam que quase metade dos consumidores pretende antecipar compras de material escolar.

Principais problemas da Black Friday 2021

De acordo com dados do Reclame Aqui, o número de queixas da Black Friday em 2021 cresceu 19%, o que é normal, pois as vendas também cresceram.

As principais queixas foram:

  • Atraso na entrega (19,92%);
  • Propaganda enganosa (16,49%);
  • Estorno do valor pago (8,69%);
  • Finalização da compra (6,51%);
  • Produto errado (5,5%).

Dicas para vender mais na Black Friday 2022

  • Investir na experiência omnichannel: ofereça a opção de fazer uma devolução no estabelecimento físico mesmo que tenha feito o pedido on-line.
  • Formas diversificadas de pagamento: esteja atento aos meios de pagamento nos marketplaces em que está inserido ou em sua própria loja virtual.
  • Crie descontos atrativos: além de oferecer bons preços, use sua criatividade para chamar a atenção do seu público.
  • Antecipe seu relacionamento com o cliente: use e-mail marketing, conteúdos em blog e as redes sociais para que os consumidores se lembrem da sua marca no momento da decisão de compra.

É preciso aproveitar ao máximo as oportunidades únicas dessa Black Friday.

Ficar atento aos números e indicativos das edições anteriores ensina sobre as tendências mais atuais.

Estamos na torcida para que o mês de novembro seja de goleada, tanto do time do Brasil como das vendas no comércio varejista.

 

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