Documentos pessoais: saiba o que fazer em caso de perda, roubo ou extravio

Perder ou ter os documentos pessoais roubados ou extraviados é algo que pode acontecer com qualquer um.

Com seus documentos e dados, qualquer pessoa pode tentar se passar por você e efetuar compras no seu nome, por exemplo.

Por isso, há uma preocupação em resolver logo a situação para evitar complicações e tirar a 2ª via dos documentos.

A CDL de Fortaleza também oferece um serviço gratuito do SPC Brasil: o SPC Alerta de Documentos.

Com ele, o risco de fraude com o seu nome é reduzido,  já que os estabelecimentos  comerciais são informados do problema.

Dessa forma, você evita transtornos decorrentes de ter seus dados pessoais utilizados por terceiros.

Continue lendo o artigo para ver o passo a passo e algumas dicas do que fazer quando isso acontecer.

Passo a passo do que fazer ao perder os documentos pessoais:

1. Registro de Boletim de Ocorrência: se dirigir com urgência à delegacia de polícia ou acessar o site da Polícia Civil para abrir um Boletim de Ocorrência (B.O.) relatando o ocorrido.
  2. Registro na Polícia Federal: é obrigatório quando, entre os documentos perdidos, está o passaporte. Acesse o site da Polícia Federal e se informe sobre os documentos necessários para formalizar a perda.
  3. Bloqueio de cartões: entre em contato com o banco ao qual os seus cartões perdidos estão vinculados para informar o incidente e solicitar o bloqueio dos seus produtos financeiros contratados.
  4. 2ª via dos documentos: adotados os procedimentos acima, é necessário emitir nova via dos documentos pessoais. O local de solicitação da 2ª via varia de acordo com cada documento. Em Fortaleza, você pode procurar unidades como Casa do Cidadão, Central da Cidadania (Câmara Municipal de Fortaleza), Caminhão do Cidadão e Vapt Vupt.
    Em breve, teremos uma nova unidade do Vapt Vupt no Centro de Fortaleza.
  5. SPC Alerta de Documentos: vá até o balcão do SPC Brasil na CDL de Fortaleza com o O. e documento com foto em mãos para solicitar esse produto. Com o SPC Alerta de Documentos, os estabelecimentos comerciais que consultam pelo SPC Brasil, serão avisados da perda ou roubo dos seus documentos, solicitando mais informações para se certificar de que se trata do real dono da documentação. É mais segurança para os seus dados.

Aproveite que está no balcão do SPC Brasil, na CDL de Fortaleza, e adquira o SPC Avisa. Com esse produto, você é informado por e-mail ou SMS sobre qualquer movimentação, consulta ou alteração no seu CPF. Essa solução é a segurança do seu maior bem: seu nome.

Dicas e cuidados no dia a dia para evitar golpes e fraudes

• Tenha sempre anotado o contato de atendimento do banco para casos de emergência.
  • Evite andar com mais de um documento oficial ao mesmo tempo. Prefira os
  • Evite deixar as senhas dos cartões junto deles, pois em caso de roubo, além de compras por crédito e débito, é possível fazer
  • Ao utilizar caixas eletrônicos, atenção às condições físicas deles. Caso note partes mal fixadas ou qualquer característica estranha, procure outro
  • Um golpe muito comum, conhecido como “chupa-cabra”, acontece quando colocam uma peça no caixa eletrônico e, por meio dela, é possível ler cartões com chip e pegar todas as informações.

Se as informações deste artigo foram úteis para você, compartilhe com mais pessoas.

Todo cuidado é pouco com os nossos documentos pessoais.

Confira também: