5 estratégias para recuperar o crédito do seu cliente inadimplente

Quando a economia está em crise, vender fica difícil, conquistar novos clientes é mais trabalhoso, mas as obrigações fiscais e financeiras sempre estão lá. Dificulta mais ainda quando o número de clientes inadimplentes foge do controle.

Porém, como fazer para recuperar o crédito desses clientes inadimplentes?

A questão é que a saúde financeira da empresa engloba questões que vão além do dinheiro que entra e do dinheiro que sai.

A gestão de riscos é preciso ser feita, e ser feita muito bem, pois o equilíbrio financeiro é delicado, e se o número de devedores for maior que o que a empresa suporta, o risco de não conseguir se recuperar é maior.

Por outro lado, a oferta de crédito estimula o consumidor a continuar comprando, principalmente se a loja ofertar crédito próprio, em que pode controlar os juros e as condições de pagamento.

Recuperar esse crédito faz parte do cuidado financeiro da empresa para sempre mantê-la no positivo, portanto ter estratégias de recuperação é não apenas inteligente como necessário.

Pensando nisso, compilamos 5 estratégias para recuperar o crédito do seu cliente inadimplente. Confira!

1 – Mantenha dados atualizados dos seus clientes

Manter um relacionamento com seus clientes não é apenas uma estratégia de branding e de fidelização, mas mantê-los próximos para que a recuperação de crédito tenha mais sucesso.

Os motivos para não conseguir honrar uma dívida são diversos, como desemprego, falta de planejamento financeiro ou até mesmo esquecimento.

Nesse último caso, coletar dados suficiente sobre esse cliente ajuda na recuperação.

Portanto, colete informações básicas para que mantenha esses dados sob controle e sempre atualizados.

2 – Trace um planejamento de recuperação de crédito

Se o seu controle financeiro acusou que o cliente X não conseguiu pagar o compromisso de acordo com os dados coletados na hora da concessão de crédito, é preciso desenhar uma estratégia de recuperação para ele.

Ninguém gosta de ser cobrado, mas é um procedimento necessário. Por isso, abordar de forma amigável o cliente pode garantir mais chances de recuperação de crédito.

Desde os horários de abordagem (no caso de ligações), o tom de voz e o roteiro precisam ser cuidados para que não haja atritos na relação e cause mal-estar para o cliente, deixando a empresa com uma má impressão.

Como cada caso é um caso, procure identificar perfis e traçar abordagens que casem com esses perfis, aumentando as chances da recuperação.

3 – Ofereça opções e soluções

Existe sempre um motivo pelo qual um cliente entra em inadimplência. Seja falta de controle financeiro, perda de emprego ou imprevistos da vida.

Entender o que levou o seu cliente a chegar nessa situação é um passo importante para ofertar soluções que consigam casar com o atual cenário do seu cliente.

Busque entregar opções diversas para que seu cliente possa escolher a melhor forma de honrar com suas dívidas e aumente a chances da sua empresa recuperar o crédito.

4 – Priorize o relacionamento com o cliente

Em algumas ocasiões, os clientes se encontram em situações delicadas e se sentem fragilizados, por isso que a abordagem precisa ser amigável.

Tente entender o que levou esse cliente à inadimplência para que se chegue em uma solução que seja boa para ele e a empresa recupere o crédito.

Algumas empresas fazem além. Não apenas cobram como ofertam materiais que ajudam os clientes a se planejarem financeiramente, com dicas simples e práticas.

O importante é continuar cultivando o melhor relacionamento com seus clientes para que aumente as possibilidades de recuperação.

5 – Associe-se aos birôs especializados

As empresas têm basicamente duas opções: montar procedimentos próprios com coleta de dados, equipes de cobrança e acompanhamento ou se associar aos birôs de proteção ao crédito, como o SPC Brasil.

Existem algumas vantagens poderosas ao ser associado desses birôs:

• Acesso a grandes bancos de dados robustos e com todo tipo de informação necessária para o negócio;
  • Procedimentos claros e produtos personalizados para cada perfil de cliente que esteja em situação de inadimplência;
  • Maior taxa de recuperação de crédito;
  • Inteligência de dados sobre hábitos de consumo e comportamento dos consumidores;
  • E muito mais vantagens.

Além de serem empresas focadas na recuperação de crédito com taxas de sucesso acima de 80%, ofertam outros benefícios que ajudam na saúde financeira do seu negócio.

Desde a prospecção de clientes, criação de estratégias, gestão de pessoas até a cobrança, ser um parceiro CDL de Fortaleza oferece outros benefícios que só uma entidade de classe sólida pode ofertar.

Se para o seu negócio tudo isso faz sentido e ficou curioso(a) em como a CDL de Fortaleza pode ajudar a sua empresa a crescer, clique na imagem abaixo, preencha o formulário e converse com um de nossos consultores especializados.