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Geração Z: saiba porque ela é a potência econômica do varejo de hoje

geração Z (ou zoomers ou omnichannel) é o novo filtro que move a economia do varejo.

As empresas já estão se preparando para as mudanças advindas desse público, que tem hoje entre 11 a 24 anos e é quase 37% da população mundial.

São jovens que já nasceram com a existência da internet, das compras on-line e do ambiente digital.

E em menos de 10 anos, metade do poder de consumo estará na mão deles.

Por isso, é tão importante acompanhar suas preferências e investir em adaptações a partir de agora.

Essa geração é a primeira a estar nas ruas e nas plataformas de mídia social ao mesmo tempo.

Modo de consumo da geração Z

Esse público está preparado para fazer compras onde e quando quiser, sem preferência quanto ao dispositivo que utiliza, se on-line ou em lojas físicas.

De acordo com a Vogue, a geração Z tem 56% de mais probabilidade em ter comprado produtos de moda na loja física, focando em qualidade e tendências culturais.

É um público que escolhe cada vez mais se relacionar com o que consome, apegados a valores como sustentabilidade, ambientalismo e igualdade.

Não importa apenas tentar chamar a atenção com preço ou desconto, o que vale é ter uma boa experiência para compartilhar nas redes sociais.

Então, já viu! Se você tem um negócio focado apenas em compras e vendas, precisa começar a pensar o que ofertar para esse consumidor.

Ele quer cada vez mais entretenimento e interatividade.

Oportunidades de negócio para a geração Z

Visual Merchandising

É uma ferramenta importante para atrair e conquistar este público, criando uma experiência positiva dentro da loja.

É a soma do impacto visual com a inteligência estratégica de alocação e compras de produtos, de entender de estoque e de precificação.

Para conquistar a geração Z, é preciso ter um negócio focado em transparência, planejamento, colaboração/parceria e sustentabilidade.

“Compre agora, pague depois” (Buy Now, Pay Later – BNPL)

De acordo com o PayPal, 22% dessa geração usaram soluções BNPL para comprar produtos mais caros e de maior qualidade.

Além disso, a geração Z passou a usar opções de pagamento móvel, como aplicativos e carteiras eletrônicas.

Essa expectativa de poder escolher como pagar permeia os hábitos de consumo dessa geração.

Ou seja, as tecnologias tradicionais de pagamento e ponto de venda precisam acompanhar e oferecer diferentes opções.

Fuja do “mais do mesmo”

É natural o impacto da geração Z no e-commerce.

Se você não pode ter numa loja física, invista na experiência do consumidor ao receber o que foi comprado.

Uma embalagem funcional, que produza pouco lixo ou que seja sustentável é algo que pesa na hora de decidir por um produto.

Quem não gosta de um mimo ou uma cartinha feita à mão? Faz toda a diferença na experiência do consumidor com a sua marca.

E a geração Z é fã de tudo o que for diferente e fuja do óbvio, criando laços ainda que não tão duradouros.

 

E não para por aqui!

O ciclo de reinvenção do varejo provavelmente terá que começar de novo daqui a 20 anos.

Porque, além da faixa etária da geração Z, a geração Alfa e as que vierem em seguida serão ainda mais experientes digitalmente.

Então, não adianta apenas se adaptar, é preciso conseguir realmente se conectar para atender as expectativas das futuras gerações.

Você já está se preparando para isso?

 

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