Passado o período da Black Friday, chegou a hora de colocar em prática as estratégias para aumentar as vendas de fim de ano.
O Natal e o Ano Novo são as principais datas para o comércio em dezembro, e sua loja precisa estar preparada para continuar vendendo.
Mas como está o estoque de produtos da sua loja? Você se programou para as vendas de fim de ano?
Pensando em ajudar você, separamos 4 dicas para você aplicar ao seu negócio e fechar o faturamento de 2020 com bons resultados.
1 – Ofertas atrativas
Se tem uma época em que você precisa caprichar nas ofertas é dezembro.
O clima natalino atrelado à chegada de um novo ano desperta nas pessoas o sentimento de renovação e faz com que elas estejam mais propícias a adquirir coisas novas.
Outro fator que faz aumentar o consumo de bens e serviços e movimentar a economia nesse período é o pagamento do décimo terceiro salário aos trabalhadores.
Por isso, tenha disponível em sua loja um mix de produtos para que o cliente tenha mais opções de compra.
Outra dica é criar combos de produtos relacionados com preços atrativos para aumentar o ticket médio da loja.
2 – Embalagens
Apostar nas embalagens é um dos grandes diferenciais para quem quer se dar bem nas vendas de fim de ano.
Isso porque muitos consumidores aproveitam o período para comprar presentes para os familiares e amigos.
Além disso, o tradicional amigo secreto, que acontece em muitas confraternizações, é o principal gatilho para inovar e oferecer embalagens personalizadas na sua loja.
3 – Condições de pagamento
Tão importante quanto criar ofertas atrativas é oferecer condições de pagamento que despertem o interesse de compra dos clientes.
Tenha em mente que muitos clientes já gastaram bastante na Black Friday e tendem a ser menos impulsivos com as compras de Natal e Ano Novo.
Para tentar driblar esse problema e continuar em alta com as vendas de fim de ano, você pode:
– Melhorar o parcelamento das compras de acordo com o valor comprado pelo cliente.
– Estender o prazo de início do pagamento para 60 ou 90 dias.
– Oferecer desconto nas compras à vista.
4 – Motivação dos vendedores
Os vendedores serão os principais aliados de qualquer loja nesse período.
Devido ao grande fluxo de consumidores em lojas e shoppings nesse período, a rotina de trabalho se torna mais desafiadora e os funcionários precisam estar motivados.
O primeiro passo é dar um treinamento para todos os colaboradores, determinando cuidados e ações que devem ser tomados no processo de atendimento.
Se possível, contrate funcionários temporários para dar suporte aos vendedores e não deixá-los sobrecarregados.
É importante também criar um plano de metas com bonificações mais atrativas, que irão fazer com que os vendedores deem o melhor de sim.
Essas bonificações podem ser:
– Uma comissão maior sobre as vendas;
– Prêmios por meta batida;
– Folgas para descanso;
– E o mais importante: reconhecimento pelo esforço e dedicação.
Conclusão
Percebemos, aqui, que as vendas de fim ano podem, sim, gerar grandes resultados, desde que haja planejamento e ações estratégicas.
Colocando todas as dicas aqui citadas em práticas, certamente sua loja fechará o ano com um bom faturamento.
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