Zona Azul de Fortaleza passa a ser digital e contará com sete aplicativos

De acordo com a prefeitura, além dos cartões de papel já usuais, cujo prazo de validade deve durar até o fim deste ano, os condutores poderão usufruir do serviço por meio de sete aplicativos da chamada Zona Azul Digital.

A partir desta quinta-feira (16), a ferramenta estará disponível na App Store e na Google Play.

Por meio de uma tela de celular será possível adquirir os créditos e controlar todos os processos e gastos. Segundo o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, sete empresas devidamente credenciada estão aptas para realizar a distribuição do Cartão Azul Digital (CAD).

“A opção eletrônica é mais fácil para os cidadãos porque possibilita um acesso seguro, evita fraudes e preços exorbitantes. Além disso, uma das principais vantagens é que os investimentos serão utilizados em prol dos modos de transporte sustentáveis já que todo o recurso será revertido para a expansão da infraestrutura cicloviária”, diz.

Cadastramento

Pra usar a Zona Azul Digital, o usuário deve fazer o cadastro inicial em que deve informar os dados pessoais e a placa do veículo.

Após ser cadastrado, o motorista precisa adquirir o Cartão Azul Digital (CAD), que pode ser pago por meio de cartões de crédito, débito ou boleto (a depender do aplicativo escolhido).

Em seguida, é necessário ativá-lo e o usuário já vai receber um comprovante confirmado que o processo deu certo.

A prefeitura reforça que diferente do que é feito atualmente, não será necessário imprimir o comprovante nem colocá-lo no painel do veículo.