Ambiente competitivo exige mais inovação das empresas

Inovação e experiência são as palavras-chave da nova forma de se fazer varejo, mas que ainda dá passos lentos no Brasil.

É assim que podemos sintetizar as palestras ministradas na última sexta-feira (23), durante a 12ª edição do “Cenários do Varejo”.

O evento, realizado pela CDL de Fortaleza, Faculdade CDL e GS&MD Gouvêa de Sousa, é inspirado na Retail’s Big Show (NRF 2018), uma das maiores feiras do segmento no mundo, que ocorreu em Nova York, no mês de janeiro.

Anfitrião do Cenários, o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, abriu a programação resumindo o sentimento dele e dos empresários brasileiros que foram aos Estados Unidos e trouxeram na bagagem as principais tendências do setor.

O empresário destacou que as empresas precisam inovar como nunca para sobreviver em um ambiente tão competitivo.

“Um dos maiores temores dos varejistas seria o fim das lojas físicas com o crescimento exponencial do comércio online. Mas, o que vemos é o mundo off-line se integrando cada vez mais com o online, gerando experiências únicas e individuais”, pontuou.

Diretor-presidente das Óticas Visão, Assis Cavalcante salientou que tem tirado aprendizados importantes das feiras que participa para aplicar em sua rede de lojas.

“Desde janeiro, estamos estudando a implantação do ‘visagismo’, que projeta o tipo de óculos ideal para característica de cada rosto. É a personalização que o consumidor tanto procura hoje. E, ao mesmo, tempo vamos buscar gerar mais experiências para os consumidores do online para o off-line”, explicou.