Dia dos Namorados: estratégias para vender mais

Está chegando uma das datas que mais movimentam o comércio varejista: o Dia dos Namorados.

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as expectativas de compras são positivas.

Aproximadamente 57% das pessoas entrevistadas na pesquisa pretendem comprar presente no Dia dos Namorados.

Com isso, cerca de 92,1 milhões de pessoas devem ir às compras, principalmente nesta semana que antecede a data.

Os brasileiros pretendem comprar seus presentes especialmente pela internet (83%) e em shoppings centers (46%).

Por isso, é importante que os lojistas estejam preparados para atender os consumidores em lojas físicas e digitais.

Uma atenção maior para as lojas físicas, que são mais requisitadas na véspera, quando não há mais tempo para compras on-line.

Presentes mais procurados

• Roupas (37%)
  • Perfumes e cosméticos (34%)
  • Calçados (23%)

Outra informação importante da pesquisa é o que influencia mais os consumidores na hora de escolher o local de compra dos presentes.

Bom estar atento a esses números na hora de decidir as estratégias de vendas que sua empresa vai adotar.

Principais fatores que influenciam na escolha do local de compra

• Preço (48,1%)
  • Qualidade dos produtos (42,9%)
  • Promoção e descontos (37,5%)
  • Diversidade de produtos (28,5%)
  • Frete grátis (24,6%)

Mas, para vender mais, não basta colocar uma loja on-line no ar e deixar a magia acontecer.

Para alcançar resultados positivos, é importante preparar a empresa para receber os consumidores e proporcionar experiências diferenciadas e inesquecíveis.

Por isso, é necessário investir no planejamento estratégico, no treinamento dos colaboradores e no uso correto de gatilhos mentais para incentivar as compras.

Os estímulos de gatilhos mentais mais utilizados são prova social, reciprocidade, afinidade, autoridade, escassez, urgência e compromisso.

Ao utilizar bem esses recursos no comércio, você pode vender ainda mais.

Estratégias para vender mais

• Organize o estoque: compre com antecedência, para garantir descontos e quantidade suficiente para as vendas no período.
  • Treine os colaboradores: invista em capacitação para que os colaboradores se mantenham alinhados aos valores e objetivos da empresa.
  • Ofereça descontos especiais: vale apostar em cupons para incentivar a fidelização, brindes, frete grátis, benefícios para a próxima compra etc.
  • Pense na comunicação: para deixá-la coesa, é importante estudar o comportamento do consumidor.
  • Invista em marketing: aposte em e-mail marketing, links patrocinados nas redes sociais, parcerias com influenciadores digitais etc.

Saber aproveitar datas comemorativas como o Dia dos Namorados para vender mais é fundamental para o sucesso do seu negócio.

É necessário preparar sua loja e apostar em estratégias não só para atrair novos clientes, mas também converter e fidelizar consumidores.

De acordo com relatório da Neotrust, o varejo digital faturou R$ 6,5 bilhões em 2021, em função do Dia dos Namorados.

O mais importante, então, são as estratégias de longo prazo, aproveitando a oportunidade para captar dados e estabelecer o relacionamento entre a marca e o público.

E com a melhora da pandemia, este ano tem tudo para apresentar números ainda mais relevantes.

Boas vendas!

Confira também: