Retail Media: o varejo fora do varejo.

O Retail Media, também conhecido como Mídia de Varejo, se apresenta como uma estratégia de marketing inovadora que vai além dos canais tradicionais de venda.

Na 18ª edição do Cenários do Varejo 2024, Eduardo Yamashita, diretor de operações do Grupo GS& Gouvêa de Souza, trouxe como assunto principal da sua palestra o Retail Media, um dos temas que dominou a NRF 2024 e que se configura como uma estratégia inovadora e vantajosa para marcas e varejistas.

No artigo desta semana, vamos falar sobre a abordagem que permite que as marcas anunciem seus produtos e serviços diretamente nos espaços digitais e físicos de grandes varejistas, alcançando consumidores em momentos principais da jornada de compra.

Leia a seguir!

Eduardo Yamashita, diretor de operações do Grupo GS& Gouvêa.

Imagine um cenário onde, ao navegar pelo site ou aplicativo de um varejista, você se depara com anúncios personalizados de produtos que estão diretamente relacionados à sua pesquisa ou histórico de compras.

Essa é a essência do Retail Media, que transforma os varejistas em verdadeiras plataformas de mídia para as marcas.

A NRF 2024 enfatizou como o Retail Media permite que as redes varejistas lucrem além das vendas diretas. Ao oferecer espaço publicitário em seus canais digitais e físicos, elas criam uma nova e valiosa fonte de income. A conferência também destacou a importância da inteligência artificial (IA) na otimização do Retail Media. Com a IA, os varejistas podem analisar dados de forma mais inteligente, segmentar melhor o público-alvo e direcionar anúncios personalizados com maior eficiência.

Benefícios do Retail Media para Marcas:

• Alcance direcionado: aumenta a visibilidade de uma marca para um público qualificado e engajado, com base em dados de navegação e compras.
  • Momentos decisivos: impacta os consumidores no momento em que estão mais propensos a tomar decisões de compra, impulsionando as conversões.
  • Mensuração precisa: avalia a efetividade das campanhas com métricas precisas de vendas e retornos sobre investimento (ROI).
  • Fortalecimento da marca: reforça a presença da sua marca em um ambiente confiável e relevante para um público-alvo.

Benefícios do Retail Media para Varejistas:

• Nova fonte de receita: gera renda adicional monetizando o espaço publicitário em seus canais digitais e físicos.
  • Aprimoramento da experiência do cliente: oferece anúncios relevantes e personalizados, aumentando a satisfação do cliente.
  • Relações mais fortes com as marcas: estabelece parcerias estratégicas com marcas que complementam seu mix de produtos.
  • Validação de dados valiosos: obtém insights valiosos sobre o comportamento do consumidor e suas preferências de compra.

Exemplos de Retail Media na prática:

• Anúncios patrocinados em sites e aplicativos de varejo: destaca produtos nas páginas de pesquisa e resultados, aumentando a visibilidade para consumidores com interesse específico.
  • E-mails direcionados: envia e-mails personalizados para clientes com base em seu histórico de compras e navegação, recomendando produtos relevantes.
  • Publicidade em display: exibe banners e anúncios em vídeo em pontos estratégicos do site ou aplicativo do varejista, capturando a atenção do consumidor.
  • Conteúdo patrocinado: cria artigos, guias e outros conteúdos informativos relevantes para o público do varejista, promovendo seus produtos de forma sutil.
  • Mídia social: utiliza as plataformas sociais do varejista para impulsionar seus anúncios para um público amplo e engajado.

Players do mercado:

No TikTok Shop, a criatividade se encontra com o comércio.

Criadores de conteúdo, também conhecidos como “creators”, podem se transformar em vendedores dentro da mesma plataforma que os consagrou, oferecendo seus produtos diretamente aos seus seguidores. Já os usuários, por sua vez, podem navegar pelos vídeos e encontrar itens que se encaixam perfeitamente em seus gostos e necessidades, tudo sem precisar sair do aplicativo.

Essa experiência inovadora e integrada torna o processo de compra mais rápido, prático e divertido, aproximando marcas e consumidores de uma forma nunca antes vista. E as novidades não param por aí: a empresa já anunciou planos para expandir o TikTok Shop para a América Latina, abrindo ainda mais possibilidades para essa nova forma de comércio.

A Amazon também se destaca como a principal força impulsionadora de estratégias de anúncios, concentrando impressionantes 75% dos investimentos nesse segmento. Essa liderança coloca a empresa lado a lado com gigantes como Google e Meta, que dominam os mercados de buscadores e redes sociais, respectivamente.

Outros players importantes, como o Mercado Livre e as Casas Bahia, além de diversas varejistas no Brasil e no exterior, também apostam em verticais dedicadas exclusivamente à publicidade, demonstrando o potencial e a relevância dessa ferramenta para o sucesso nos marketplaces.

O “varejo fora do varejo” se tornou a nova tendência do marketing.

Através de parcerias com outros sites, plataformas de mídia social e serviços de TV conectada (CTV), os varejistas podem exibir seus anúncios para consumidores que estão navegando em outros lugares da internet.

Isso permite que as marcas atinjam um público ainda maior e mais segmentado, aumentando as chances de conversão.

Agora seu negócio tem mais chances de ser visto por consumidores de todo o mundo, basta aplicar uma estratégia como esta para começar a sua jornada de sucesso através do mundo digital.

Ref: MeioeMensagem

Confira também: