Clicky

Turistas contam com pontos de apoio e canais de informação

Os locais têm internet, atendimento bilíngue, mapas e informação dos principais pontos turísticos da cidade

Fortaleza continua sendo um dos destinos de viagem mais disputados em todo Brasil. Nessas férias não é diferente.

A Secretaria de Turismo do Fortaleza (Setfor) estima que mais de 600 mil pessoas devam desembarcar na Capital cearense. A movimentação, porém, pede uma contrapartida do poder público através de canais de informação, entre outros serviços, para o turista.

A Capital cearense têm cinco pontos de apoio ao turista: Av. Beira-Mar, Mercado Central, Aeroporto, 10ª Região Militar e Estoril.

Nestes locais, os turistas contam com atendimento bilíngue, mapas e material informativo dos principais pontos turísticos da cidade, além de internet.

“Loja Amiga do Turista”

Visando intensificar o suporte ao turista, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor, em parceria com a CDL de Fortaleza, lançou neste mês o programa “Loja Amiga do Turista”.

O projeto, que tem como foco a melhoria dos serviços, além da geração de emprego e renda, capacitará inicialmente 20 lojas parceiras para um melhor atendimento e informação aos turistas. Folders informativos também serão distribuídos nos estabelecimentos.

“Visando amparar o turista com mais qualidade e excelência, elaboramos o programa Loja Amiga do Turista em parceria com a CDL de Fortaleza. Além da capacitação, disponibilizaremos um Disk Turismo para que os parceiros do projeto possam tirar eventuais dúvidas ou solicitar reposição de materiais. O melhor atendimento ao turista reflete positivamente na cidade, fazendo de nós um destino acolhedor, atraindo turistas e consequentemente movimentando a economia da cidade”, destaca Alexandre Pereira, secretário de turismo de Fortaleza.

Nessa primeira etapa, os funcionários das lojas escolhidas participarão dos treinamentos e qualificação realizados pela Setfor, com apostilas especializadas e ao final receberão certificado.

A meta é que, em 2018, mais de 100 lojas já possuam o Selo Loja Amiga do Turista. Além disso, será elaborado um aplicativo para smartphones, que facilitará a avaliação dos serviços prestados pelos estabelecimentos. Os três melhores desempenhos serão premiados pela Prefeitura.

Se você quer ser uma Loja Amiga do Turista entre em contato conosco: (85) 3464.5572 (horário comercial)

Segurança

Além dos pontos de informação aos turistas, a garantia da segurança a esse público também é uma prioridades da secretaria de Turismo.

Hoje, a Capital cearense conta com a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas, na Avenida Costa Barros, 1971, no 3º andar.

Além da Deprotur, a Polícia Civil dispõe de uma unidade de apoio instalada no Aeroporto Pinto Martins, que funciona 24 horas para o registro de Boletins de Ocorrência (B.O).

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Civil, através meio de nota, informa também ainda que os projetos relativos à instalação da Delegacia do Turista na Praia de Iracema estão em estudo. Prédios na região estão sendo analisados, mas ainda não existe nenhum local definido.

A instalação de novos postos da Polícia Militar do Ceará também está em processo de pesquisa, porém nenhum local foi determinado.

“Ressaltamos que já existem três postos da PMCE, dois fixos e um móvel, na região, além da central de videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. Há ainda um posto fixo no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O policiamento ostensivo no local foi reforçado com duplas a pé em vários pontos da extensão da praia”.

Casa do Turista

>> Beira Mar: Av. Beira-Mar, 2800, Meireles, (85) 3242.6412.

>> Mercado Central: Av. Alberto Nepomuceno, 199, Centro, (85) 3105.1475.

>> Aeroporto: Aeroporto Internacional Pinto Martins, (85) 3488.5869.

>> 10ª Região Militar: Av. Alberto Nepomuceno, s/n – Centro, (85) 3255.1605.

>> Estoril: Rua dos Tabajaras, 397.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *