CDL de Fortaleza: há 60 anos cultivando os princípios do associativismo

Fundada no dia 02 de março de 1959, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza completa neste sábado 60 anos de existência. A entidade possui mais de 10 mil associados, compreendendo empresas de diversos portes e atividades, e tem atualmente como presidente o empresário Assis Cavalcante, da Óticas Visão.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza é uma entidade sem fins lucrativos e está na vanguarda de ações estratégicas para o desenvolvimento da economia da capital cearense.

A CDL de Fortaleza tem a finalidade de impulsionar – a partir da oferta de benefícios e soluções para os associados – o crescimento do comércio local, preservando o coletivo; faz isso privilegiando a responsabilidade social e o bem-estar de toda a sociedade.

Ligada ao Sistema CNDL, tem como princípio a defesa, a coordenação e a congregação dos interesses dos agentes produtivos, atuando fortemente junto aos poderes federais, estaduais e municipais, fomentando o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico da nossa cidade.

Afinal, ao longo de 60 anos – e com projetos de alcance social, cultural e ambiental – conquistou forte representatividade, o que a torna referência na discussão de temas pertinentes ao comércio e à vida social.

Como tudo começou

A história da CDL iniciou quando um grupo de empreendedores cearenses decidiu criar uma entidade que congregasse todo o comércio de Fortaleza e protegesse a classe. Nascia assim, no Edifício Santa Lúcia, o Clube de Diretores Lojistas e a solução SPC.

Dentre os fundadores: Edgard Alves Damasceno, Rubens Lima Barros, José Aquino de Alencar, César Wagner Studart, Giovani Gomes e Galba Borges de Melo. Outros grandes nomes, como Clóvis Rolim, também contribuíram para sua criação.

Em julho de 1966 a CDL consolidou-se no cenário local, sendo reconhecida como uma organização de utilidade pública pela Lei Municipal nº 3248.

O crescimento exigiu a inauguração de uma nova sede melhor estruturada e mais moderna. O novo prédio foi inaugurado em 1993, no terreno em que ainda hoje está sediada a entidade, à Rua 25 de Março.

Acompanhando o desenvolvimento do movimento lojista pelo Brasil, dois anos depois atendeu à requisição de uma nova nomenclatura. A partir de então, foi adotado o nome de Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza.

De lá para cá, muitos foram os projetos e sonhos concretizados. Na trajetória, 17 presidentes já deixaram a marca do desenvolvimento do setor.

O comércio fortalezense, em particular, que antes era restrito ao Centro, hoje está presente nos mais diversos pontos da cidade, formando grandes corredores.

Por fim, na vanguarda de ações político-sociais, a CDL de Fortaleza tem avançado em muitas conquistas. E atualmente, por meio da Faculdade CDL, tem renome na formação de líderes e na qualificação de profissionais do comércio.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a CDL de Fortaleza e os seus projetos de alcance social, cultural e ambiental, como “A Escola Vai ao Cinema e o Ceará Natal de Luz”!