Clicky

Vendas no Natal crescem 4,72%, primeiro aumento desde 2014

O SPC Brasil e a CNDL mostram que a retomada da economia teve seus primeiros reflexos na confiança dos consumidores e aumento do consumo.

As consultas para vendas a prazo, na semana anterior ao Natal, aumentaram 4,72% na comparação com 2016. Trata-se do primeiro ano de crescimento após três anos consecutivos de retração.

Em 2016, o relatório do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) registrou queda de 1,46%. Enquanto em 2015 a redução foi de 15,84%. Em 2014, ante o ano anterior, a retração foi de 0,7%.

Além da comparação anual, a pesquisa também apontou que o Natal ficou como a melhor data comemorativa do ano de 2017. Superou o Dia das Crianças (3,00%), a Páscoa (0,93%), o Dia dos Pais (-2,18%), Dia das Mães (-5,50%) e o Dia dos Namorados (-9,61%).

Segundo o SPC Brasil, o cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados da instituição, com abrangência nacional, entre os dias 18 e 24 de dezembro deste ano.

No Ceará, o presidente eleito da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, comemorou o resultado da pesquisa, afirmando que a confiança do consumidor parece ter retornado neste fim de ano.

Cavalcante ainda ressaltou que o movimento no Centro da cidade foi um dos melhores do ano, com a estimativa de movimentação de pessoas em mais 650 mil consumidores por dia.

“Nunca se viu tanta gente no Centro, devemos ter recebido cerca de 650 mil pessoas por dia entre 21, 22 e 23 do mês de dezembro”, disse Cavalcante.

Para o presidente eleito da CDL de Fortaleza, o planejamento de eventos durante o mês do Natal também foi um ponto que colaborou para impulsionar as vendas nesse período.

Multidão lota o Centro de Fortaleza para as compras de Natal. Foto: Aurélio Alves

Shopping centers

Segundo a pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, os shoppings brasileiros também registraram alta para o mesmo período. A média nacional, de acordo com os dados do levantamento, ficou em 6% na comparação com as vendas do ano passado.

No Estado, os centros comerciais da Capital apresentaram crescimento na faixa entre 12% a 18% nas vendas dentro do intervalo entre os dias 14 e 24 de dezembro. As unidades do Rio Mar – Fortaleza e Kennedy – tiveram uma elevação somada de 20% para o número de vendas e para o fluxo de clientes.

O Shopping Benfica registrou um aumento de 18% nas vendas e de 45% na movimentação de pessoas durante o período. Já o Grand Shopping teve um crescimento de 15% nas vendas, enquanto teve um incremento de 18% no fluxo de consumidores.

O superintendente do Iguatemi, Wellington Oliveira, afirmou que as vendas do shopping tiveram um aumento de 15% ante igual período de 2016. Já a movimentação foi 12% maior. “Nossa expectativa era bem conservadora, com as vendas crescendo 10%, mas acabamos tendo um resultado muito bom para esse Natal”, disse Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *