Alvarás: Prefeitura fecha acordo com comerciantes

Foi anunciada ontem (14/06) a redução nas taxas de alvarás para entidades do setor produtivo de Fortaleza.

Em reunião com dirigentes da categoria, no Paço Municipal, foi fechado um acordo entre o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e as associações e lançado decreto que regulamenta a cobrança da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento de Estabelecimentos e de Atividades Diversas na Capital.

As negociações aconteciam há cerca de três meses, quando a Prefeitura anunciou o aumento nas taxas. Na época, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) e presidentes dos 40 sindicatos ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) reivindicaram as medidas, alegando cobrança absurda de taxas pelo novo código tributário.

O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, elogiou a forma como as negociações sobre as taxas dos alvarás foram conduzidas. “Não houve radicalismo”, ressalta o empresário.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio), Maurício Filizola, apesar de ainda faltar muito a ser alcançado, o acordo com o prefeito já foi um passo importante.