Afrânio Barreira Filho conta sua história no Diálogos Empresariais

• dialogos-empresariais-afranio-barreira

“Coco Bambu: uma receita de sucessos conquista o Brasil”. Foi sobre esse tema que o empresário cearense Afrânio Barreira Filho, dono da maior rede de restaurante do Brasil, falou nesta terça-feira (31/10) no Projeto Diálogos Empresariais.

A Faculdade CDL, CDL de Fortaleza e CDL Jovem receberam o dono do Coco Bambu e da rede Dom Pastel, Afrânio Barreira Filho, no projeto Diálogos Empresariais. O proprietário da maior rede de restaurantes do Brasil contou sua história para uma plateia de líderes empresariais e alunos da Faculdade CDL.

Engenheiro por formação, Afrânio Barreira contribui com o mercado cearense desde cedo. Começou a empreender no ramo de lavagem de carros, passou para o de pastelaria e depois para o de restaurantes de frutos do mar. Mas foi com a marca Coco Bambu que ganhou notoriedade nacional e se tornou milionário.

Afrânio comanda 29 restaurantes em todo o Brasil. Recentemente, o empreendedor foi além e deu os primeiros passos para começar a atuar no mercado internacional. Neste ano, ele inaugurou o primeiro Coco Bambu em Miami Beach, na Flórida (EUA).

Confira vídeo de um trecho da palestra

Com investimento de US$ 10 milhões (cerca de R$ 35 milhões), o restaurante já é o maior da região. O empresário cearense gera empregos diretos e indiretos para mais de 4 mil pessoas em todo o mundo.

Em solo americano, o empreendedor cearense também teve a oportunidade de conhecer o então presidente Barack Obama e até recebeu a chave da cidade de Miami. Além disso, palestrou sobre empreendedorismo nas três principais universidades dos Estados Unidos: Harvard, MIT e na Columbia University NY.

O presidente da CDL de Fortaleza, Severino Neto, explica que Afrânio representa um “desbravador de mercado” e que o case do Coco Bambu condiz com o empreendedorismo que a CDL quer mostrar. “O Afrânio saiu da fronteira do Brasil, muito consciente e muito ‘pé no chão'”, diz.

Projetos para 2018

A rede de restaurantes Coco Bambu vai ganhar, em 2018, mais seis unidades, sendo duas em Minas Gerais (uma em Uberlândia e outra em Belo Horizonte) e quatro em São Paulo.

De acordo com o sócio majoritário e fundador da marca, Afrânio Barreira, há ainda a expectativa de abrir mais um restaurante nos Estados Unidos, desta vez, em Miami, cidade vizinha de Miami Beach. “Havendo esta segunda unidade, será em Miami”, afirma.

Todavia, ele destaca a cautela necessária antes de apostar em mais uma unidade em solo norte-americano. “A gente está indo com calma. A nossa primeira unidade fora do País está dando um bom retorno, a resposta do cliente é boa, mas ainda é preciso avaliar”, detalha Barreira.

Proposta para a Europa

Não são apenas os Estados Unidos que estão no radar da rede cearense, ou ainda, a rede não está somente na mira dos EUA. De acordo com Afrânio Barreira, surgiram convites para que a rede se instale em outras cidades norte-americanas, bem como na Europa, especificamente na França.

“Ao longo dessa jornada, recebemos propostas. Tive até com um cônsul da Arábia Saudita”, explica, endossando, no entanto, que não “dá para apenas se aventurar e achar que tudo vai dar certo”. Apesar da cautela, ele comemora o forte crescimento da empresa nos anos de “desvio de dinheiro público”, diz, referindo-se ao período de crise econômica.

“O Coco Bambu tem voado fora da rota nebulosa pela qual o Brasil passou”, conta, destacando a entrada em shoppings do Brasil. “Hoje, temos âncoras no Iguatemi do Rio Grande do Sul até Manaus”, destaca.

Sobre o Diálogos Empresariais

O “Diálogos Empresariais” é um projeto educacional e de formação de lideranças que reúne, pelo segundo ano consecutivo, grandes nomes do empresariado e suas histórias de sucesso e empreendedorismo no Ceará.

Os encontros, promovidos pela Faculdade CDL e CDL Jovem, com o apoio da CDL de Fortaleza, serão compilados e editados para publicação da 2ª edição do livro “Diálogos Empresariais – Memórias e lições de vida de grandes líderes”, e ainda divulgados no site da Faculdade CDL com acesso gratuito.