Se você acompanha nosso blog semanalmente sabe que essas tendências não são novidade.

Ainda assim, elas precisam de um maior investimento por boa parte do comércio varejista cearense.

Os empreendedores enxergam que as mudanças estão acontecendo de fato, e que quem não se adapta a elas acaba ficando par trás.

Então, vamos lembrar algumas tendências previstas para o varejo em 2023?

Integração entre físico e virtual

De acordo com a consultoria Opinion Box e a empresa de tecnologia e marketing Dito, 73% dos consumidores fizeram compras em lojas físicas e virtuais nos últimos 12 meses.

E o mais importante: para 39% do público, os canais físico e on-line são complementares e não concorrentes.

Em 87% dos casos, os consumidores fazem a pesquisa de preço em loja física e efetuam a compra de forma on-line.

Outros 80% fazem o contrário: pesquisam virtualmente para comprar no ambiente presencial.

E 78% compram on-line e fazem a retirada na loja.

E aí? Deu pra entender a importância da jornada de compra híbrida entre o físico e o virtual?

Ela reforça outra tendência do varejo que tem sido muito comentada nos últimos anos: a omnicanalidade.

Ou seja, a integração entre os diversos canais de relacionamento e vendas da marca com o público. Vejamos a seguir.

Vendas pelas redes sociais

Quantas vezes você leu o termo “omnicanal” aqui no blog? Acreditamos que várias.

A previsão para 2023 é que essa integração entre físico e virtual fique mais forte do que nunca no varejo.

O consumidor brasileiro tem uma grande clareza sobre qual canal escolher para comprar.

Ainda nessa pesquisa, a principal razão para comprar on-line são os preços e a maior desvantagem é o valor do frete.

O social commerce ou vendas pelas redes sociais, que também falamos muito por aqui, é mais uma das tendências do varejo para 2023.

Isso vale tanto para as compras feitas diretamente nas redes sociais quando para aquelas que iniciam nas redes e vão para um e-commerce.

No caso das compras diretas, 58% dos entrevistados compraram pelo WhatsApp, 47% pelo Instagram e 36% pelo Facebook.

Mas o que de fato confirma o social commerce como tendência do varejo para 2023 é a satisfação do público.

Nas compras pelo WhatsApp, 87% das pessoas têm uma avaliação boa ou ótima da experiência. No Instagram, o índice é de 85%. No Facebook, de 80%.

Mais tecnologia no processo de compra

Outro dado importante da pesquisa é que 86% dos consumidores concordam que a tecnologia ajuda muito no processo de compra.

Seja no meio digital ou na loja física, a experiência do público tende a melhorar com recursos tecnológicos.

Tecnologias ou ferramentas mais utilizadas nas compras:

• QR Codes: 56%
  • Carteiras digitais para pagamentos: 53%
  • Chatbots: 30%
  • Provadores virtuais: 18%
  • Realidade aumentada ou virtual: 9%

Você já inseriu algum desses métodos na sua empresa?

Ou melhor, você já comprou em algum lugar que utiliza um desses processos na hora da compra?

Economia circular e sustentabilidade

A NRF 2023, maior evento de varejo do mundo, acontecerá em Nova York e já confirmou que esse será um dos temas mais abordados.

Depois da pandemia, muitas gerações passaram a repensar o próprio consumo.

E muitas empresas estão aderindo às tendências da moda circular e sustentável, trazendo mais valor para a sua marca.

Algumas discussões da NRF 2023 serão sobre como usar o espaço na loja para reduzir o desperdício e incentivar a reutilização, por exemplo.

Além da moda circular, é esperado que as empresas de varejo produzam usando materiais mais sustentáveis (publicamos um conteúdo só sobre isso no LinkedIn).

As empresas querem ser vistas como um modelo de negócios para o desenvolvimento social e ambiental.

Essa é outra discussão a ser aprofundada na NRF 2023, sobre como as marcas ativistas conquistam clientes falando o que pensam.

E aí? O seu negócio já está seguindo alguma dessas mudanças?

O que você pretende fazer para se desenvolver e dar ainda mais visibilidade à sua empresa em 2023?

Confira também: