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Aprendizados da Black Friday e da Copa do Mundo para o comércio durante o Natal

A Black Friday se consolidou como uma das principais datas do comércio varejista quando se fala de faturamento.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ela fica atrás do Natal, do Dia das Mães, do Dia das Crianças e do Dia dos Pais.

E nesse ano aconteceu algo inusitado: ela veio acompanhada por outro período de aumento nas vendas, a Copa do Mundo.

A previsão era que a Black Friday e a Copa do Mundo aquecessem ainda mais o comércio varejista nessa reta final de 2022.

De acordo com levantamento da Nielsen, 50% dos brasileiros pretendiam comprar na Black Friday para se prepararem para a Copa.

Os segmentos com maior previsão de procura eram televisores, freezers, churrasqueiras e vestuário.

Mas como foram os resultados das vendas e como os lojistas estão se preparando para o Natal?

Continue lendo o artigo para conferir.

Lições da Copa do Mundo e da Black Friday para o comércio

A Black Friday de 2022 não teve um resultado tão animador quanto esperado.

De acordo com estudo realizado pela Confi Neotrust, as vendas recuaram 28% em relação a 2021.

A Copa do Mundo “fora de época” foi um dos motivos desse impacto negativo.

A explicação é que, em uma sexta-feira normal de Black Friday, as pessoas estariam focadas nas promoções, e não nos jogos do mundial.

Quem saiu ganhando foram os varejistas do setor de festas, comidas e bebidas nos dias em que o Brasil saiu vitorioso.

Independentemente da Copa, no fim do ano, os consumidores naturalmente estão mais entusiasmados a gastar.

Problemas da Black Friday mais relatados pelo Procon

De acordo com o Procon-SP, 697 reclamações relacionadas à Black Friday chegaram até o fim da tarde do dia 25/11.

Nas redes sociais, foram registradas 190 consultas e orientações.

Entre os principais questionamentos estavam:

  • Atraso ou não entrega (232 queixas);
  • Produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (82 queixas);
  • Maquiagem de desconto, quando o desconto oferecido não é real (82 queixas);
  • Produto ou serviço indisponível (70 casos);
  • Mudança de preço ao finalizar a compra (66).

Segmentos e categorias que mais venderam

No período de 24 a 27 de novembro, os top 5 segmentos que mais faturaram na Black Friday foram:

  • Eletrodomésticos;
  • Eletrônicos;
  • Telefonia;
  • Moda e acessórios;
  • Informática.

Já as 5 categorias que mais venderam foram:

  • Moda e acessórios;
  • Beleza e perfumaria;
  • Alimentos e bebidas;
  • Eletroportáteis;
  • Utilidades domésticas.

Aprendizados que podem contribuir para o comércio no Natal

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o Natal deve atrair 118,7 milhões de pessoas às compras.

Então, é bom refletir sobre os aprendizados dos resultados da Black Friday e da Copa do Mundo para aprimorar suas vendas natalinas.

Selecionamos algumas dicas fundamentais para você colocar em prática no seu negócio:

  1. Valorizar os times de atendimento:a experiência do colaborador é tão importante quanto a do consumidor, pois são eles que estão em contato direto com os clientes.
  2. Qualificar a equipe:ela é composta pelas pessoas que mais têm contato com o seu consumidor final, por isso é urgente que se invista em treinamento para a sua empresa atingir os resultados.
  3. Automatizar o atendimento:não adianta ter uma equipe qualificada sem ferramentas intuitivas que agilizem e contribuam para uma boa comunicação com os clientes.
  4. Variação dos meios de pagamento:no Mercado Livre, a utilização do Pix para pagamento na Black Friday representou 4 em cada 5 vendas à vista. Os meios mais utilizados no e-commerce foram: cartão de crédito (54,2%); e-wallet, cashback, débito (16,3%); Pix (15,7%); e boleto bancário (13,8%).
  5. Prepare sua logística:é necessário se planejar para o aumento da demanda e evitar atrasos e cancelamento de entregas (33% das queixas dos consumidores, de acordo com o Procon-SP) dos seus produtos ou serviços.

 

Proporcionar uma boa experiência para o consumidor deve ser a prioridade de qualquer empresa que queira se destacar entre as concorrentes.

Durante a Black Friday, especialistas observaram que as empresas de todos os portes e segmentos ainda têm gargalos a serem solucionados.

Para resolvê-los, a estratégia de atendimento deve ser assumida como parte integrante da operação da empresa, e não como um custo operacional.

E o principal: as marcas devem estar preparadas não só em datas comemorativas, mas o ano todo.

 

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